segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SEC faz matrícula de ensino médio integrado à Educação Profissional

Cursar o ensino médio e ao mesmo tempo fazer um curso técnico é o sonho que muitos jovens estão podendo realizar com a expansão da Educação Profissional na rede estadual de ensino. As matrículas para esta modalidade - ensino médio integrado à Educação Profissional – começaram no dia 15 de janeiro e prosseguem até 31 de março. Já foram matriculados até agora 33.475 alunos. Mas há vagas residuais que poderão ser ocupadas até o último dia da matrícula, de segunda a sexta, das 8h às 18h, em nos postos informatizados, distribuídos em todo o estado. Confira o endereço dos postos no site www.sec.ba.gov.br/matricula.

Ao todo, 78 escolas ofertam cursos técnicos de nível médio integrado à Educação Profissional na Bahia. São 43 em Salvador e Região Metropolitana. A Rede Estadual já oferece 42 cursos de Educação Profissional, abrangendo quase todos os eixos tecnológicos previstos pelo Ministério da Educação (MEC). Antes de 2007, oferecia apenas 15. Dos cursos ofertados estão: Recursos Naturais (ex.: Agropecuária, Agroecologia, etc.), Informática e Comunicação (ex.: Informática, Manutenção e Suporte); Gestão e Negócios (ex.: Logística, Operações Comerciais); Infraestrutura (ex.: Edificações); Produção Cultural e Design (ex.: Música, Web Design); Hospitalidade e Lazer (ex.: Turismo, Guiamento); Produção Alimentícia (ex.: Alimentos e Panificação); Produção Industrial (ex.: Calçados, Petróleo e Gás) e Controle de Processos Industriais (ex.: Mecânica e Eletrotécnica).



Estes cursos têm duração de quatro anos e são direcionados para quem terminou o ensino fundamental. Nestes cursos, a formação integra a Educação Básica à Educação Profissional, desde o primeiro ano. A grande vantagem é que ao concluir o ensino médio, o/a aluno/a passa a ter uma formação técnica e condições mais favoráveis para o ingresso no mundo do trabalho. Além disso, pode prosseguir os estudos na educação superior. Ressalta-se que estes cursos são ofertados de acordo com as demandas socioeconômicas e ambientais em todos os territórios baianos, bem como das ocupações e habilitações técnicas e profissionais que melhor atendem às necessidades locais e territoriais.

O superintendente da Educação Profissional da Secretaria da Educação, Almerico Biondi Lima, afirma que estes cursos visam à formação integral dos cidadãos. “Isso faz parte da implantação a partir de 2008 do Plano de Educação Profissional da Bahia que tem uma proposta pedagogia arrojada e assume o trabalho como princípio educativo, fazendo com que estes alunos/as sejam trabalhadores/as e sujeitos de direitos. É um meio capaz de possibilitar novas oportunidades e perspectivas para milhares de jovens estudantes e trabalhadores/as baianos/as nos setores ocupacionais mais diversos”, afirma.

O superintendente ressalta que além do ensino médio integrado à Educação Profissional, a rede Estadual também oferece mais três modalidades: 1) Subsequentes, cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio e volta à escola para fazer a formação profissional. Estes cursos duram de um ano e meio a dois anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam; 2) PROEJA, cursos direcionados a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos. Esta modalidade integra Educação Profissional de nível técnico ou Formação Inicial e Continuada (FIC) com elevação da escolaridade aos níveis fundamental e médio. Estes cursos duram de dois a três anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam e 3) Semipresencial (2010), cursos com a parte teórica realizada a distância e com a parte prática realizada nas escolas da rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário