quarta-feira, 10 de março de 2010

Atividades marcam o Dia Internacional da Mulher

O que representa o 8 de março? Por que essa data repercute no mundo inteiro? Qual o seu significado para a humanidade? Estes foram alguns dos questionamentos que marcaram a realização de atividades pedagógicas em homenagem às mulheres nos Centros Territoriais, Centros Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional na Bahia. Por orientação da Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Suprof/SEC), a temática foi pauta para reflexão em grupo nas salas de aula.

Um texto base foi repassado aos professores pela Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Suprof, com o histórico do 8 de março. Neste dia, em 1857, 129 tecelãs de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, paralisaram os trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas e acabaram queimadas dentro da fábrica. O 8 de março foi declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas tecelãs em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, na Dinamarca.

Ao lembrar o 8 de março, os estudantes puderam pesquisar o perfil das mulheres que estão perto deles no cotidiano. A atividade foi uma maneira de contribuir direta e indiretamente na formação ética e profissional dos estudantes, por meio da valorização da mulher e do reconhecimento do seu papel na sociedade e na vida de cada um.

Homenagem com serenata

As homenagens ao Dia Internacional da Mulher foram além. Os estudantes Diana Souza, Robertson Vidal, Pedro Paes do curso técnico em Documentação Musical e as professoras Cristina Nascimento e Judith Leite, do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, percorreram as salas e corredores da Superintendência da Educação Profissional (Suprof/SEC) e em ritmo de serenata saudaram as mulheres educadoras e trabalhadoras no dia dedicado a elas.

No repertório, canções para elas e que falam delas. “Maria Maria”, de Milton Nascimento; “Mulher Brasileira”, de Benito di Paula, “Rosa”, de Pixinguinha e Otávio de Souza, dentre outras.
Elas gostaram tanto que dançaram e cantaram: “Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida...”. Os homens da Superintendência preparam a surpresa e serviram um “chá das cinco” para as mulheres.

O Superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, lembrou o valor simbólico da data ao destacar que no dia 08 de março de 1857 americanas foram queimadas em uma fábrica de Nova York ao reivindicar melhores condições de trabalho. Ressaltou que o trabalho é um princípio educativo, por isso a homenagem com a participação dos estudantes do curso técnico.
As homenageadas ficaram encantadas. “Eu adorei tudo, uma apresentação maravilhosa dos estudantes, uma música linda, uma homenagem maravilhosa. Agora só acho que os homens devem nos servir todos os dias”, provocou sorridente a professora Maria Renilda Daltro Moura enquanto saboreava um pedaço de torta de brigadeiro e ouvia: “Tu és divina e graciosa, estátua majestosa, no amor! por Deus esculturada. E formada com ardor... Da alma da mais linda flor, de mais ativo olôr, que na vida é preferida pelo beija-flor...”


2 comentários:

  1. Obrigada pela linda homenagem que a SUPROF realizou no dia 08 de março.
    Abraços,
    Josiane.

    ResponderExcluir
  2. Muito cheia de graça e conteúdo a homenagem feita às Mulheres pelos estudantes e pelo Superintendente da Educação Profissional Antonio Almerico.
    Um fraternal abraço,
    Profª Rosário
    Gestora do Colégio Estadual João Campos

    ResponderExcluir