quinta-feira, 25 de março de 2010

Técnicos de nível médio são formados pelo Plano de Educação Profissional da Bahia

A estudante Magnólia Maria Santos, 45 anos, diz que vive a melhor fase da vida. Na próxima segunda-feira, dia 29, ela será uma entre os mais de 280 técnicos de nível médio formados pelo Plano de Educação Profissional da Bahia, da Secretaria da Educação. A solenidade acontecerá no Centro Educacional Carneiro Ribeiro-Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador, a partir das 19 horas, com a presença do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner.



Esse momento se tornou mais especial para Magnólia porque, por incentivo do filho, ela voltou a estudar, passou a frequentar a mesma sala que ele e agora, juntos, vão receber o diploma de Técnicos em Eletromecânica. “Eu não me aguento de tanta emoção. Vim de família humilde e agora estou me formando ao lado do meu filho, estou muito, muito, muito feliz!”, comemora.

Lucas, filho de Magnólia, só tem elogios para a mãe. “Tenho muito orgulho dela! Levei muito puxão de orelha para fazer os deveres de casa, mas ela me ajudou muito, me incentivou”, sorri. Lucas diz que depois do estágio, já tem oportunidades no mundo do trabalho. “Estou fazendo testes em uma multinacional e tudo indica que vou começar a trabalhar para ter as minhas coisas e também para poder ajudar minha mãe, claro”, planeja.



Formando do curso técnico em Análises Clínicas, Maurício de Silva Freitas, 19 anos, do CEEP em Saúde Anísio Teixeira, diz que o curso foi muito bem estruturado. “Tenho colegas que fazem cursos na área de saúde em escolas particulares e dizem que lá eles têm que levar equipamentos. Aqui, nós tivemos tudo do Estado, laboratório para aulas práticas e professores excelentes. Eu me sinto muito bem-preparado, sabendo das minhas responsabilidades, porque irei lidar com a vida, com a saúde das pessoas”, enfatiza.


Para o superintendente da Educação Profissional da Secretaria da Educação, Almerico Lima, esta formatura reflete o trabalho coletivo da escola pública, apoiada pela Secretaria da Educação e envolvendo professores, funcionários, gestores escolares, alunos e pais, para mudar definitivamente o futuro de jovens baianos das classes populares.

Almerico destaca, também, que a formatura reflete o compromisso do Governo do Estado, da Secretaria por meio do Plano de Educação Profissional da Bahia, de dar continuidade, garantir qualidade e reconhecer os cursos técnicos de nível médio, como a expressão de uma política pública de Educação Profissional permanente vinculado ao desenvolvimento socioeconômico ambiental. “Com esta formatura demonstramos que podemos fazer com qualidade Educação Profissional na escola pública e podemos afirmar que a Educação Profissional veio para ficar, como política permanente e estratégica de Estado”.

Conheça os cursos e centros dos formados


•Técnicos em Análise Clínicas - Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira
•Técnicos em Administração - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira
•Técnicos em Logística - Centro Estadual de Educação Profissional de Logística Luiz Pinto de Carvalho
•Técnicos em Instrumentos Musicais - Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design
•Técnicos em Informática - Colégios Estaduais da Bahia (Central), Emílio Garrastazu Médici e Presidente Costa e Silva
•Técnicos em Execução Instrumental - Colégio Estadual Deputado Manoel Novais
•Técnicos em Eletromecânica - Colégio Estadual Newton Sucupira.

4 comentários:

  1. Eu estudo no CEEP em Saúde Anísio Teixeira e ñ aprendemos quase nada no ano passado, porque a SEC enviou um professor despreparado e o curso de enfermagem as turmas estão todos sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo!

    Como vai? É lamentável que você tenha passado o ano em um curso e não tenha aprendido quase nada como você afirma. Verificamos sua informação e é improcedente. O que houve foi atraso de aulas em duas turmas, mas as providências já foram tomadas. Já existe um processo de reposição destas aulas e conteúdos para que não haja prejuízo da aprendizagem.
    Agradecemos seu comentário e salientamos que podem nos enviar críticas e sugestões. A perspectiva do Estado é proporcionar, cada vez mais, melhores condições de qualificação e formação profissional para os estudantes da rede de EP.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  3. EM EPÓCA DE CAMPANHA ELEITORAL NÓS ESTIVEMOS COM O GOVERNADOR, E FALAMOS SOBRE OS ESTÁGIOS QUE ALÉM DE NÃO SEREM REMUNERADOS NÓS TEMOS DE PAGAR O SEGURO.
    OS SENHORES NOTARAM, NÓS TEMOS DE PAGAR PRA ESTAGIAR, ISSO É CERTO?
    O GOVERNADOR DISSE QUE IRIA VÊ O QUE PODIA FAZER. NO ENTANTO NÓS JÁ ESTAMOS INICIANDO O ESTÁGIO, E NADA FOI FEITO.
    SERA QUE TEREMOS DE CONTINUAR PAGANDO?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Rodrigo,

    O estágio é regulamentado pela Lei Federal nº 11788, de 25 de Setembro de 2008 e, de acordo com esta lei, é um componente curricular obrigatório, uma disciplina a ser cursada como todas as outras com o objetivo de desenvolver, em situações reais de trabalho, a possibilidade de experimentar vivências do mundo do trabalho. Por ser um componente curricular, o estágio não é um emprego, por isso não há obrigatoriedade de remuneração.

    Quem deve pagar pelo seguro é quem oferta o estágio porque se algum acidente ocorrer no ambiente do estágio, o seguro garante as despesas como assistência médica, o estudante não poderá ser obrigado a pagar pelo seguro. Não há cobrança de seguro
    de estágio na rede estadual. Por favor, nos informe qual a unidade escolar
    e curso, caso isto tenha acontecido, para que sejam tomadas as
    providências cabíveis.

    Adm Blog

    ResponderExcluir