terça-feira, 6 de abril de 2010

Educação Profissional realiza seminário sobre Desenvolvimento Sustentável no Extremo Sul

O Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEP Extremo Sul), na cidade de Teixeira de Freitas, vai sediar na próxima sexta-feira (dia 09), o Seminário Educação Profissional e Desenvolvimento Sustentável do Território Extremo Sul promovido pela Secretaria da Educação do Estado. O principal objetivo é garantir a participação democrática de todos os segmentos da comunidade no processo de discussão em torno da Educação Profissional enquanto uma política pública includente, voltada para a formação profissional e cidadã de jovens e trabalhadores baianos, de maneira que possam ter mais oportunidades de inserção no mundo do trabalho, usufruindo do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.



O seminário vem sendo realizado nos Territórios de Identidade do Estado como forma de alinhar a oferta dos cursos do Plano de Educação Profissional da Bahia com os vetores de desenvolvimento econômico, social e ambiental dos territórios. Outra perspectiva é discutir como as ocupações e habilitações técnicas e profissionais podem melhor atender às necessidades locais e territoriais.

A exemplo do que está acontecendo nos demais territórios, devem participar da atividade, gestores públicos, trabalhadores, agricultores familiares, educadores, empresários dos diversos setores da economia regional, movimentos sociais, ambientalistas, organizações da sociedade civil, pais e alunos da rede pública estadual e municipal. O resultado do trabalho nos grupos será apresentado em plenária a partir das 14 horas.

Na oportunidade também será apresentado o Plano de Educação Profissional da Bahia que vem sendo implantado desde 2008 na rede estadual de educação e a proposta de implementação da Educação Profissional no Território Extremo Sul. O plano é direcionado aos jovens, trabalhadores/as e alunos/as egressos da Escola Pública, promovendo a elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho.

Territorialização da Educação Profissional

A territorialização da Educação Profissional é uma das inovações na política de Educação Profissional da Bahia, pois os cursos técnicos implantados na rede estadual visam atender estas demandas locais e territoriais, capacitando os estudantes para a inserção cidadã no mundo do trabalho e ao mesmo tempo promovendo a sustentabilidade das unidades e cursos implantados.

Em 2006 a rede estadual de educação oferecia apenas 4.016 vagas em 22 municípios envolvendo 14 Territórios de Identidade. A partir de 2008 com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, a rede estadual já soma 40.100 matrículas em 104 municípios, atendendo todos os 26 territórios de Identidade.

Benefícios - São vários os benefícios deste processo de territorialização. Novos cursos são oferecidos com eixos tecnológicos que atendem às demandas socioeconômicas e ambientais voltados à qualificação da mão de obra local e territorial. Era muito comum que as empresas se instalassem na Bahia e a mão de obra tinha que ser importada de outros estados. Agora, com os novos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, novos conhecimentos são disseminados e espera-se que os jovens e trabalhadores (as) baianos (as) tornem-se aptos para atender estas demandas relevantes dos Territórios de Identidade, adentrando com maior facilidade no mundo do trabalho e melhor, permanecendo nos seus lugares de origem.

Cursos oferecidos no Território Extremo Sul

Técnico em Informática
Técnico em Lazer
Técnico em Design de Móveis
Técnico em Cooperativismo
Técnico em Hospedagem
Técnico em Guia de Turismo
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Controle Ambiental
Técnico em Açúcar e Alcool
Técnico em Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário