terça-feira, 6 de abril de 2010

Evolução da Educação Profissional é destaque na imprensa

Os avanços da Educação Profissional na Bahia são destaque na imprensa baiana. Reportagem na edição de ontem do Jornal A Tribuna da Bahia apresentou os resultados obtidos a partir da implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia. Dentre outras coisas, apontou o aumento em 1.000% da oferta de vagas. No início de 2007 a rede estadual de educação oferecia apenas 4.016 vagas para cursos técnicos de nível médio e no primeiro semestre de 2010, chegou a 40.100 alunos matriculados.
Veja parte da reportagem reproduzida abaixo e na íntegra pelo endereço: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=43978


Formação Profissional cria oportunidades

A juventude precisa de oportunidades e qualificação para conseguir uma sonhada vaga no mercado de trabalho. Um dos maiores desafios para o governo é lidar com o desemprego crescente da juventude brasileira, na faixa de idade entre 15 e 29 anos, que totaliza um contingente de 50,2 milhões de pessoas no país, ou seja, 26,4 % da população do país. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 16 a 20 anos o desemprego atinge a 20% da população, e de 21 a 29 anos fica em 11%.

Um dos fatores que mais contribui para esse quadro é a falta de qualificação profissional. Por isso, o governo do estado está implementando políticas públicas que favoreçam a empregabilidade dos jovens por meio de cursos de formação e qualificação em parceria com o governo federal. No enfrentamento desse desafio, este ano 100 mil jovens baianos vão passar por cursos de formação profissional e educação profissionalizante.

Na semana passada, ao participar da solenidade de formatura de 290 alunos de cursos profissionalizantes, o governador Jaques Wagner ressaltou a demanda cada vez maior de qualificação profissional. “Não adianta qualificar sem expectativa de trabalho, eu creio seguramente que estes jovens serão absorvidos”, disse Wagner ao assinalar o crescimento do mercado de trabalho nas áreas técnicas de nível médio a partir das obras e empreendimentos gerados pelo Plano de Aceleração de Crescimento (PAC).

MAIS VAGAS -A Bahia comemora um aumento de 1.000% na oferta de vagas da educação profissional nos últimos quatro anos. Em 2006, a rede estadual oferecia apenas 4.016 vagas e em 2010 já são 40.100 matriculados. A meta é chegar ao final do ano com 42 mil estudantes matriculados. O resultado tornou-se possível devido a um conjunto de ações que vem sendo desenvolvido com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, que assume o trabalho como princípio educativo e está alinhado às demandas socioeconômicas e ambientais do estado.

Em 2007, foi implantada a Superintendência de Educação Profissional, que aproveitou estruturas ociosas da rede, criou oito Centros Estaduais e 27 Centros Territoriais de Educação Profissional, expandindo a oferta de vagas e de cursos na capital e interior. Com isso, o número de cursos pulou de 15, em 2006, para 69, em 2010, e o de municípios atendidos saltou de 22, em 2006, para 104, em 2010, distribuídos em todos os Territórios de Identidade.

5 comentários:

  1. tantas vagas...esta modalidade ja vem sendoadotada ha algum tempo,mas apenas os privilegiados eram quem preenchiam as vagas,ate porque estas nao eram divulgadas para outras pessoas,ficavam abafadas apenas para quem trabalhava ligados com a secretaria de educação.
    conheço colegas que entrou assim para o curso de logistica,sem sorteio eletronico,ele so não varias pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    As vagas da Educação Profissional na Bahia são oferecidas exclusivamente para os egressos da rede pública, beneficiando, assim, os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. No caso específico dos cursos técnicos subsequentes, com grande procura, o ingresso dos interessados é feito mediante inscrições on-line na página da Secretaria da Educação do Estado. Todas as etapas, desde a abertura das inscrições, são amplamente divulgadas.
    O sorteio eletrônico garante transparência do processo e permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando a "meritocracia". É que, antes, o ingresso do/a estudante nesses cursos era mediante a “indicação” ou realização de prova e aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha maiores chance de aprovação. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado.
    O sorteio eletrônico geralmente é transmitido por videoconferência, em tempo real, sempre com acompanhamento de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e candidatos.

    Atenciosamente

    Equipe SUPROF

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Eu quero saber,se tem vaga para o ano letivo.
    tenho 47 anos, e preciso deste curso para entra no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. oi,gostaria de saber sobre o curso subsequente de enfermagem para salvador,pois fiz a inscrição mais
    ñ sei como anda os numeros de vagas,eu acompanhei até a terceira convocação,e ñ consigo mais conferir em que numero está,meu numero é 425,será que tenho chance de fazer???qual minha opção tenho 34 anos,como saber se vou conseguir essa vaga??

    ResponderExcluir
  5. Prezados/as

    O sorteio eletrônico é uma maneira democrática de garantir que todos/as os/as inscritos/as tenham igualdade de condições para o ingresso nos cursos. Mesmo quem já fez a inscrição e não foi convocado anteriormente deve se inscrever novamente. E por que isso acontece? É que todos/as os/as inscritos são classificados/as, mas a ordem de chamada corresponde à quantidade de vagas oferecidas por cada centro ou unidade que ofertam Educação Profissional.

    Atenciosamente

    Equipe Suprof

    ResponderExcluir