segunda-feira, 12 de abril de 2010

SEC distribui mais de 87 mil livros para alunos do Projovem Urbano

A Secretaria da Educação do Estado começou agora em abril a distribuição de mais de 87 mil livros, enviados pelo Ministério da Educação (MEC), que serão usados nas aulas do Projovem Urbano. Este programa é dirigido a jovens e trabalhadores/as, com idade entre 18 e 29 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e que estão fora da escola. É mais uma ação do Programa Trilha, desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado e o Governo Federal, e visa promover a elevação da escolaridade, qualificação profissional e participação cidadã.

Duas carretas lotadas de livros sairam de Salvador para 61 escolas da rede pública em 39 municípios. Nesta primeira etapa de distribuição, 11.371 livros irão beneficiar os estudantes de Aurelino Leal, Ubaitaba, Amargosa, Valença, Gandu, Coaraci, Ibicaraí e Canavieiras. Mais 8.693 livros serão levados para serem entregues aos estudantes do ProJovem Urbano de Jaguaquara, Jequié, Ipiaú, Barra do Choça, Caetité, Guanambi e Itapetinga.

Na Bahia, o Programa Trilha/Projovem Urbano oferece 11 cursos. São eles: Agro-extrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Joalheria, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário. Além de livros de disciplinas da base nacional, como português e matemática, as carretas vão levar para o interior do Estado exemplares referentes aos chamados arcos ocupacionais, que são diretamente relacionados à qualificação profissional.

Os cursos do Projovem Urbano têm duração de 18 meses e são ministrados na Rede Estadual de Ensino em apenas um turno. Esse programa estimula o retorno dos jovens e trabalhadores/as para a escola. Ao mesmo tempo em que o estudante faz o curso de iniciação profissional, conclui o ensino fundamental (8º série) e se prepara para o mundo do trabalho. Outra vantagem é que, durante o curso, o aluno recebe uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês.

4 comentários:

  1. Olá, prezados... vc´s tem informações quanto ao projovem urbano na Cidade de Teixeria de Freitas. estou vendo todas essas notícias mas não ha mobilização alguma aqui na cidada. abraçs e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jhombre, a cidade de Teixeira da Freitas é uma das que terão Projovem Urbano ainda neste ano. Já foi solicitado pela Secretaria da Educação e aprovada a inclusão no Projovem Nacional. Tão logo tenhamos informações e forem abertas as inscrições, iremos divulgar no blog. Fique atento. Obrigada por seu comentário.
    Att,
    Equipe Suprof

    ResponderExcluir
  3. OLÁ!!TBÉM GOSTARIA DE SABER SOBRE O PROJETO TRILHA JÁ QUE DESDE JUNHO DE 2009 SAIU NOSSA CONVOCAÇÃO E ATÉ AGORA NADA.......OBSERVAMOS QUE NA REGIÃO DE JACOBINA JÁ TENHA COMEÇADO O PROJOVEM E O TRILHA NEM INFORMAÇÕES... POR FAVOR NOS INFORME ALGO DEFINITIVO.
    DESDE JÁ , AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. oi pesoal sou aluna do projovem e to gostando muito bjos eliane de ipiaú

    ResponderExcluir