quarta-feira, 26 de maio de 2010

CEEP em Biotecnologia e Saúde apresenta experiências bem-sucedidas em mostra nacional em Brasília

A Rede de Educação Profissional da Bahia representará a educação pública do Estado na I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 13 a 15 de junho próximo. O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, foi selecionado para participar do evento devido às experiências bem-sucedidas relacionadas à saúde e prevenção. As Feiras de Saúde realizadas em 2008 e 2009 foram desenvolvidas pelo CEEP para enriquecer ainda mais a formação profissional dos estudantes e, ao mesmo tempo, beneficiar a sociedade. A Feira de Saúde de 2010 está programada para o dia 18 de setembro.

As Feiras de Saúde realizadas pelo CEEP em Biotecnologia e Saúde tiveram a participação de mais de 500 estudantes dos cursos de Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética. E foram vários os serviços prestados à sociedade, entre os quais: vacinação de crianças e adultos, doação de sangue, exposição sobre doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Os estudantes puderam exercitar os conhecimentos adquiridos na sala de aula e também prestaram esclarecimentos à população sobre prevenção ao câncer, orientações e cuidados sobre saúde da mulher e do homem, aferição de pressão arterial e exame de detecção de diabetes, além de orientações sobre gravidez na adolescência. Dentre outros serviços prestados, destacam-se, também, orientações jurídicas em saúde, em saúde bucal, saúde ocular, saúde e meio ambiente. Muitas destas atividades são realizadas em parcerias com instituições da cidade de Itabuna, a exemplo de hospitais e universidades. Com isto, evidencia-se o trabalho como princípio educativo, parte da proposta pedagógica desenvolvida pela Superintendência de Educação Profissional do Estado (Suprof/SEC), nas perspectivas da formação humana, técnica e social.

A diretora do Centro, Josonita Marinho, disse que essas atividades oportunizam aos estudantes da Educação Profissional a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, “propiciando a interlocução entre teoria e prática, levando os/as estudantes a se sentirem cidadãos/ãs com responsabilidades sobre a comunidade onde os mesmos se inserem”. Segundo ela, a sociedade teve acesso livre a todos os serviços oferecidos e o Banco de Sangue bateu recorde na arrecadação de bolsas em um dia do evento.

A participação do CEEP na I Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola, custeada pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suprof/SEC), representa, segundo a diretora, o reconhecimento do esforço desenvolvido por toda a comunidade escolar nesse processo. “Um evento deste nível vem consolidar a existência e importância de CEEP no âmbito nacional, visto que, somos a única instituição educativa representando o nosso Estado no evento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário