sexta-feira, 28 de maio de 2010

CETEP Oeste Baiano participa de Vaquejada em Forma do Rio Preto e orienta agricultores familiares

Estudantes do curso técnico em Agropecuária da extensão do Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, em Formosa do Rio Preto, estão participando da 27ª Vaquejada de Formosa do Rio Preto, de 27 a 30 deste mês. O objetivo é divulgar a Educação Profissional e incentivar pequenos agricultores familiares a fazer o uso e controle orgânico na produção agropecuária, promovendo a integração dos/as estudantes com o território.

Trata-se de uma atividade de extensão do curso técnico, quando, na oportunidade, os/as estudantes poderão prestar serviços à sociedade a partir dos ensinamentos e aprendizado obtidos nas salas de aula. É uma forma de aliar teoria e prática na perspectiva de contribuir com a formação integral do/a estudante: pessoa humana, trabalhador/a e sujeitos de direitos, conforme prevê o Plano de Educação Profissional da Bahia.

Para tanto, foi montado um stand na Vaquejada que funciona das 16h às 23 horas. Os/as estudantes também estão apresentando receitas caseiras com plantas medicinais para controle de pragas e doenças de plantas e animais. Fazem parte, ainda, da atividade, orientações sobre vacinação, castração e inseminação artificial em caprinos e ovinos, sobre doenças de rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, sobre horticultura orgânica e forrageiras para alimentação de animais em diferentes estações do ano.

O diretor do CETEP Oeste Baiano, José Agostinho, informou que a participação dos/as estudantes na Vaquejada, por meio desta atividade pedagógica, é muito importante, pois possibilitará “a integração dos mesmos, dos professores e gestores da Extensão do CETEP do Oeste Baiano em Formosa do Rio Preto com a comunidade de todo o território”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário