quarta-feira, 26 de maio de 2010

CETEP Piemonte da Diamantina realiza Festival de artes musicais, visuais e literárias

A Educação Profissional da Bahia tem o trabalho como o seu mais importante princípio educativo e, na medida em que seu objetivo é a formação integral do/a estudante enquanto pessoa humana, trabalhador/a e cidadão/ã consciente do seu papel e direitos na sociedade e mundo do trabalho, a arte faz parte do currículo. Por isso, estudantes de cursos técnicos de nível médio, como Agroecologia, Cooperativismo, Administração, Edificações e Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte da Diamantina estão exercitando em sala de aula suas habilidades artísticas, por meio do I Festival de Artes Musicais, Visuais e Literárias (Famuvili). Nesta ação, o foco é a arte do trabalho e o trabalho da arte.

Uma das categorias premiadas no festival é a fotografia que apresenta como temática “as diversas faces do trabalhador brasileiro”. A ideia é que por meio das lentes, os estudantes possam retratar o cotidiano do/a trabalhador/a, sua diversidade cultural, de gênero e raça, nas diversas cadeias produtivas do território. Uma forma do/a estudante compreender melhor a realidade do mundo do trabalho no lugar onde ele/a vive.

O festival começou no dia 06 de maio com as inscrições dos interessados. A segunda etapa compreende a realização das atividades em sala de aula com o acompanhamento dos professores, no período de 17 a 27 de maio. Este é o período para que os estudantes realizem suas produções artísticas. A terceira etapa do Famuvili será na sexta-feira próxima (dia 28) quando haverá, no próprio CETEP, a apresentação dos trabalhos, julgamento e escolha dos três primeiros colocados de cada categoria: música, poesia, telas, coreografias e fotografias. Os classificados terão seus nomes enviados para participar dos Festivais Regionais e Estaduais promovidos pela Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário