sexta-feira, 21 de maio de 2010

Estudantes do CETEP Sertão do São Francisco aprendem técnicas para manejo de abelhas

Verificar e executar, na prática, o que se aprende nas aulas teóricas dos cursos técnicos em Agropecuária e Agronegócio, é a oportunidade que os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, estão tendo ao fazer visitas de campo na zona rural do município. Sempre acompanhados por professores, os estudantes estão podendo observar como ocorre a produção de frutas orgânicas certificadas e conhecer mais sobre apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).



Como parte da proposta pedagógica desenvolvida pela Superintendência de Educação Profissional do Estado, baseada no trabalho como princípio educativo, durante as aulas de campo, que dura, cada uma, todo um dia, os estudantes passam por diferentes experiências. Entram na lista de atividades destas aulas práticas experiências sobre uso de equipamentos, produção intensiva, produção artesanal, controle sanitário, comercialização e qualidade.



Enquanto percorrem as colmeias, usando roupas e equipamentos de proteção, como macacão e luvas, aprendem técnicas de manejo das abelhas africanizadas com ferrão como: tipos de colmeias e sistemas de criação; povoamento das colmeias, escolha do local ideal para instalação de um apiário. Os estudantes aprendem, entre outras técnicas, como fazer o uso de fumaça, manejos básicos nos enxames (por exemplo, como se dá a transferência de enxames mal alojados para colmeias), além de manejos para colheita de mel e outras técnicas como a extração e avaliação das reservas do mel, avaliação da postura da rainha, orfanação da colônia, introdução de uma nova rainha, avaliação do espaço, número de quadros ou compartimentos ocupados, alimentação da colmeia e remanejamento dos quadros.

Mais chances no mundo do trabalho

O professor do CETEP Sertão do São Francisco e engenheiro agrônomo, Ozeas Mendonça, disse que a apicultura é uma atividade de grande importância na região de Juazeiro e Petrolina, sendo uma alternativa de ocupação e renda para as pessoas do campo, que propicia grandes oportunidades para os futuros técnicos.

“É uma atividade de fácil manutenção e de baixo custo inicial em relação às demais atividades agropecuárias. Esta atividade desperta muito interesse em diversos segmentos da sociedade por se tratar de uma atividade que corresponde ao tripé da sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental. O social por se tratar de uma forma de geração de ocupação e emprego no campo. Quanto ao fator econômico, além da geração de renda, há a possibilidade de obtenção de bons lucros, e na questão ambiental pelo fato de as abelhas atuarem como polinizadores naturais de espécies nativas e cultivadas, preservando-as e consequentemente contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e manutenção da biodiversidade”.

Os principais produtos obtidos e comercializados da atividade apícola são o mel, a cera, a própolis, a geleia real e o veneno (apitoxina).

Um comentário:

  1. Que bom encontrar um espaço como este para divulgar informações sobre EP,para nossa escola que fica no interior, vai ser mais um canal de informação muito bem vindo.

    ResponderExcluir