terça-feira, 4 de maio de 2010

Simpósio discute currículo integrado

A integração do ensino médio com o curso técnico foi a tônica do II Simpósio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, realizado na última quinta-feira, 29, em Brasília.

A coordenadora de políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Caetana Juracy Rezende Silva, explicou que foram relatadas algumas experiências que podem ensejar reflexões sobre a possibilidade de implantação de um currículo integrado na maioria dos institutos.

Durante o debate, a pedagoga Maria Carolina Fortes lembrou que nas instituições de ensino são necessárias ação e reflexão para transformar práticas pedagógicas tradicionais em práticas emancipatórias. Já a especialista da área da matemática Fernanda Zorzi, contou a experiência do campus Bento Gonçalves na construção de currículos de cursos do programa que integra educação profissional com educação básica de jovens e adultos (Proeja).

Encerrou o debate o filósofo e especialista em educação profissional, Cláudio Ribeiro, da Fundação Oswaldo Cruz. “A educação não pode se furtar de ser um instrumento de liberação e emancipação do indivíduo”.

Os debates do simpósio acontecem todas as últimas quintas-feiras de cada mês, com a presença de especialistas da educação profissional. O próximo encontro está agendado para 27 de maio.

Fonte: Setec - MEC

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