segunda-feira, 28 de junho de 2010

Seminário Internacional aborda Arranjos Produtivos Locais

O Seminário Internacional Brasil – União Européia: Inovação em Arranjos Produtivos Locais será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2010, em Brasília/ DF, com o objetivo central de promover, com base no intercâmbio e cooperação com a União Européia, o desenvolvimento regional brasileiro, por intermédio da introdução e/ou fortalecimento de processos de inovação em APLs do país.

As instituições do Grupo de Trabalho Permanente (GTP APL), coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), vêm desenvolvendo no país ações de incentivo e consolidação de Arranjos Produtivos Locais e, em parceria com o Ministério da Integração (MI), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e a Diretoria Geral de Políticas Regionais da Comissão Européia (DGRegio), estabeleceram, por meio de um Memorando de Entendimentos, diálogo estruturado sobre Política Regional, com o estabelecimento de canais de comunicação para o intercâmbio de informações.

É com o objetivo de fortalecer esse intercâmbio, que se propôs a realização de um seminário seguido de visitas técnicas em APLs brasileiros, onde poderá ser aprofundado o debate em relação à experiência da União Européia na formulação de políticas públicas voltadas ao incremento da competitividade dos empreendimentos por meio da inovação.

Este evento, seguido de visitas técnicas, será a 2ª fase do projeto “Estímulo à Inovação em Arranjos Produtivos Locais”. A sua 1ª fase foi a “Missão Técnica a países da União Européia”, realizada de 1º a 15 de maio de 2010, nos países: Irlanda, Inglaterra, Itália e Espanha. O objetivo da missão foi conhecer a experiência européia na elaboração de políticas públicas de fomento à competitividade das empresas de pequeno e médio porte por meio da inovação.

Com esse Seminário Internacional busca-se debater, consolidar e disseminar os resultados da Fase I (missão técnica) do Projeto Estímulo à Inovação em Arranjos Produtivos Locais; bem como definir linhas de ação, das instituições do GTP APL, para o incremento da competitividade dos empreendimentos organizados em APLs, em continuidade aos objetivos de promoção do dinamismo econômico de áreas economicamente estagnadas; e criar massa crítica nas instituições de Governo e de pesquisa para a formulação e implementação de iniciativas de apoio a APLs, como instrumentos do desenvolvimento regional no Brasil.

O tema central do evento é “Inovação em Arranjos Produtivos Locais”, em seu sentido amplo. Ele será abordado em 8 painéis durante os 02 dias de evento.

Os títulos dos painéis são:

•APLs de Tecnologia de Informação – Software e Serviços de TI;
•APLs de Tecnologias de Informação – Eletroeletrônica;
•APLs de Biotecnologia;
•APLs de Nanotecnologia;
•APLs de Madeira e Móveis;
•APLs Têxteis e de Confecções;
•APLs de Vitivinicultura - Agroalimentos; e
•Parques Tecnológicos.

Em cada um desses painéis os participantes debaterão as tendências mundiais de inovação em APLs e os impactos da inovação em cada setor, discutindo principalmente os eixos estruturantes abaixo:

•Investimento e Financiamento para a Inovação;
•Governança e Cooperação para a Inovação;
•Formação e Capacitação para a Inovação; e
•Acesso ao Mercado Nacional e Internacional e a Inovação.

Todos eles com foco em inovação, buscando trazer elementos para enriquecer o debate e atender aos objetivos do seminário.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário