quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estado sorteia mais 2.299 vagas para a Educação Profissional

A estudante Nathalie dos Santos Santana, 18 anos, moradora do bairro de Brotas foi a primeira classificada do curso de Logística no sorteio eletrônico realizado hoje a tarde (dia 21), na sala 08, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), para o preenchimento de mais 2.299 vagas ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado para os cursos técnicos de nível médio na capital e interior, modalidade subsequente. O curso que Nathalie escolheu foi o mais concorrido, com 173 candidatos por vaga. Filha de pedreiro e de uma dona de casa, concluiu o ensino médio ano passado e com o curso de Logística, vislumbra um futuro melhor para ela e para a família. “Estou muito feliz. Este curso vai me trazer uma profissão, algo que gosto. Espero me desenvolver cada vez mais”, fala sorridente.

Muitos estudantes acompanharam o sorteio eletrônico no IAT e ficaram ansiosos para ver o nome na lista dos contemplado; algo compreensivo conforme avalia o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, pois os cursos significam maiores oportunidades para a juventude. “A Educação Profissional é uma política pública prioritária de Estado que cria oportunidades de formação e qualificação profissional para os jovens e trabalhadores baianos. São oportunidades cada vez maiores diante do desenvolvimento do nosso Estado que necessita, cada vez mais, de mão de obra qualificada e técnicos habilitados para atender às demandas do mundo do trabalho”, afirmou.

O sorteio eletrônico também foi acompanhado por representantes do Ministério Público, Auditoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado e do Conselho Estadual de Educação, que aprovam a iniciativa por ser um processo democrático e transparente e que permite igualdade de condições de acesso dos estudantes à Educação Profissional na Bahia. “O sorteio eletrônico para a efetivação do direito ao acesso aos cursos profissionalizantes é de vital importância, não só para os inscritos, mas para a sociedade, vez que é um meio democrático, transparente e que traduz a lisura do processo de escolha”, afirmou a representante do Ministério Público, Maria Helena Xavier Pereira Matos.

CLASSIFICAÇÃO

Todos/as os/as inscritos/as são classificados/as, mas a convocação obedece a ordem de classificação no sorteio eletrônico e à disponibilidade de vagas, por curso, nos centros com oferta para este semestre. Os/as contemplados/as no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, passam por um teste de habilidade específica, para a área de artes, aplicado no próprio Centro. O teste é eliminatório. Os/as classificados/as são imediatamente convocados/as na lista com o resultado do sorteio eletrônico divulgada no Portal da Educação: http://www.sec.ba.gov.br/resultado2010/resultado_eletronico_2010_2.pdf , no blog: http://www.blogger.com/www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com e nos centros para os quais o candidato fez a inscrição.

MATRÍCULAS - As matrículas serão realizadas de 26 a 28 de julho nos respectivos centros. No ato da matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos: Cópias e originais do CPF, Histórico Escolar, Cédula de Identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Só serão acatados Atestados de Conclusão de cursos para os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009. As aulas serão iniciadas no dia 09 de agosto.

Avanços na Educação Profissional


O Estado já oferece 40.100 vagas de Educação Profissional. É um avanço superior a 1.000% na oferta com relação ao início de 2007, quando havia apenas 4.016 matrículas em cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação. Outro destaque é que se até o início de 2007, as vagas da Educação Profissional no Estado eram direcionadas, na sua maioria, para a capital e Região Metropolitana, com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, a partir de 2008, houve a expansão da oferta para todo o interior do Estado. Foram criados 11 Centros Estaduais, 27 Centros Territoriais de Educação Profissional e além disso, 102 unidades de ensino da rede ofertam cursos da Educação Profissional, todos em alinhamento com as demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade e cadeias produtivas locais.

25 comentários:

  1. gostaria de saber como vejo o nome,que siete está situado a realação não consigo acessar!

    ResponderExcluir
  2. Quero saber onde estar a lista dos sorteados para os cursos tecnicos

    ResponderExcluir
  3. E esse site aqui... http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/932#resultado

    alii bem no final, você escolhe como quer ver a lista. Logando ou olhando a lista completa!

    Beeijoros :*

    ResponderExcluir
  4. Quando você está no reserva, a alguma chance?
    Faz o quê?
    Minha classificação foi 1142!

    :(

    ResponderExcluir
  5. Também quero saber sobre aqueles que estão com a situação RESERVA. Existe a possibilidade de serem chamados?
    Desde já agradeço.
    E para aqueles que passaram, meus parabéns. Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal!

    Vocês podem ver o resultado acessando: http://www.sec.ba.gov.br/resultado2010/resultado_eletronico_2010_2.pdf

    Os que ficaram na reserva só são chamados se houver desistência daqueles que foram convocados nesta primeira chamada, ok!

    Boa sorte!

    Atenciosamente,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  7. Ola!!
    O curso que mim escrevi são 60 vagas, eu fiquei na reserva na (classificação 63).Eu gostaria de saber se eu tenho que mim apresentar com os devidos documentos no local que vai ser o curso?E como vou saber se vai haver desistência na area que eu fiz?No caso de desistência a instituição entra em contato em que esta na reserva?
    Desde ja agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Eu tb fiquei na reserva e gostaria de saber se eles entram em contado pra dizer q fui convocada,na desistência de alguem.Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Cristiane e Ediana!

    Vocês devem acompanhar as convocações. Se houver desistência para os cursos que vocês escolheram, será feita segunda-chamada. Por isso, devem ficar atentas à divulgação no blog e no Portal da Educação. Cristiane, como você ficou na 63ª colocação e existem 60 vagas, há possibilidade de ser chamada se outros convocados desistirem.

    Para os que estiverem na reserva com pontuação muito além do número de vagas ofertadas, no final do ano haverá novo sorteio para as matrículas referentes ao ano de 2011 e os interessados devem efetuar nova inscrição.

    Boa sorte!

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se o curso é só para quem concluiu o ensino medio em 2009

    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Josy!

    Os cursos são destinados para aqueles/as que concluiram o ensino médio até o ano de 2009 e em escolas públicas.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  12. Oi,por favor me ajudem!
    Eu não tow conseguindo ver o resultado,só tem de alimentos vespertino.E eu me inscrevi para noturno,e esqueçi minha senha támbem, e não mandaram uma nova pro meu e-mail. :(
    Como posso saber se fui sorteada?
    Tem algúm número que posso entrar em contato?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. qual ENDEREÇO DO Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design ?

    ResponderExcluir
  14. Leandro,

    O CEEP em Artes e Design funciona dentro do Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, Centro, Salvador.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber, se esse teste para habilidade especifica em artes, como fuciona? o aluno tem q saber muito para ficar com a vaga? no caso fui classificado em regência. Quando será este teste? Desde já Grata!

    ResponderExcluir
  16. QUERO SABER QUANDO OS RESERVAS DEVEM SE MATRICULAR,QUAL A DATA,OBRIGADA.VERENA.

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber, a partir de qual horário começa a matricula e até qd vai?

    ResponderExcluir
  18. Por favor alguem me responda gente!

    ResponderExcluir
  19. Oi,por favor me ajudem...
    Eu não estou conseguindo ver o resultado,só tem de alimentos vespertino.E eu me inscrevi para noturno,e esqueçi minha senha támbem, e não mandaram uma nova pro meu e-mail.
    Como posso saber se fui sorteada?
    Tem algúm número que posso entrar em contato?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se o curso vai ofereser transporte

    ResponderExcluir
  21. boa tarde!
    eu concluir meu ensino medio em 2007 é preciso levar historico escolar ? e eu fui o numero 53 e preciso tmb eu ir la fazer a minha matricula ?
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal,

    Em resposta às perguntas:

    1 - O teste de habilidades para os cursos do CEEP em Artes e Design deverá ser feito no período de matrícula. Os instrumentos serão fornecidos pelo próprio centro e só os professores poderão avaliar os/as estudantes.

    2 - Quanto à reserva. Só serão convocados os/as estudantes no cadastro de reservas se houver alguma desistência ou impedimento legal dos/das convocados/as e de acordo com a oferta de vagas de cada centro. Essa convocação vai obedecer a órdem de classificação no sorteio eletrônico.

    3 - As matrículas começam hoje (dia 26) e vão até quarta (dia 28). Veja matéria com informações sobre o processo aqui no blog. Os/as convocados/das devem se dirigir ao centro para o qual se inscreveram e foram sorteados no período que indicaram no ato da inscrição.

    4 - Quem concluiu antes de 2009 tem que apresentar o histórico escolar. Para os que concluíram em 2009 é preciso apresentar o atestado de conclusão.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  23. Oi! quero saber como posso ver se fui sorteada, pois não recebi nenhuma informação atravez do email.

    ResponderExcluir
  24. Yrany,

    O processo foi amplamente divulgado nos Portal da Educação, no blog e na imprensa. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira.

    Att,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir