quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centros de Educação Profissional recebem laboratórios de enfermagem com equipamentos de última geração

Conciliar teoria e prática e se preparar para exercer da melhor maneira possível a futura profissão é uma realidade para estudantes do curso Técnico em Enfermagem de Centros Estaduais, Territoriais e unidades que ofertam Educação Profissional no Estado que estão recebendo modernos laboratórios de enfermagem. Os laboratórios possuem equipamentos de última geração do mesmo padrão utilizado em hospitais, considerados imprescindíveis para que os/as estudantes estejam qualificados para atender as demandas do ambiente de trabalho. Já foram investidos mais de R$ 400 mil com recursos do Tesouro Estadual.

Cada laboratório possui 60 itens. Dispõem, por exemplo, de diferentes tipos de móveis como cama e berço hospitalar, carro de curativo, vários tipos de mesas, como as específicas para exames ginecológicos, suportes para soro, cadeiras de uso hospitalar, armários e biombos. Contam ainda com equipamentos como: termômetros clínicos digitais, ambu de silicone para adulto, aspirador para secreção, estufa de esterilização e secagem, nebulizador para pequenas aplicações, cânula para traqueostomia, colar cervical, laringoscópio completo, modelo simulador de recém nascido, modelo pélvico do aparelho reprodutor feminino e diferentes tipos de manequim, como o manequim de intubação e de adulto para simulações de emergências cardiorespiratórias.

Na capital, foram beneficiadas com os laboratórios: o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira e os Colégios Estaduais Carlos Menezes de Santana e Presidente Costa e Silva. No interior, já foram contempladas com recursos para a aquisição de equipamentos a montagem dos laboratórios os Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP): CETEP do Médio Rio de Contas, em Ipiaú; CETEP da Chapada Diamantina, em Wagner; CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro; CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana e o CETEP Oeste Baiano, em Barreiras e o Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna.

Também já possuem equipamentos de enfermagem os Colégios Estaduais: Antônio Conselheiro, em Uauá; João Durval Carneiro, em Guanambi; Tancredo Neves, em Senhor do Bonfim; Luiz Navarro de Brito, em Alagoinhas e o Colégio Estadual nossa Senhora das Graças, em Araci. Os demais centros e escolas que ofertam o curso de Enfermagem também devem receber laboratórios. Processo para a aquisição de mais 25 laboratórios está em andamento.

Elisete Thomaz Santos, 30 anos, estudante do CEEP em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, está no terceiro ano do Técnico em Enfermagem. Ela disse que as aulas práticas no laboratório de enfermagem contribuíram, e muito, para que ela tenha mais segurança nos procedimentos a realizar com os pacientes. “Aqui no laboratório a gente tem tudo que precisa. Aqui, observando, acompanhando com o professor, fazendo estudo de tudo, já tem uma noção de como acontece na realidade. No laboratório, a gente aprende a diferenciar as partes do corpo humano e tem a certeza de que quando estiver em um hospital, vai saber como agir, qual providência tomar diante das necessidades do paciente”, afirma.

Um comentário: