quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Educação Profissional voltada para o campo

A Educação Profissional na Bahia está contemplando, cada vez mais, o meio rural. É crescente a oferta de cursos técnicos de nível médio que visam proporcionar maior conhecimento, tecnologias e beneficiamento às mais diferentes atividades rurais e consequentemente melhores condições de desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida das populações do campo.

Em 2010 já são 8.859 estudantes do campo e das cidades matriculados em 16 cursos técnicos ofertados pela rede Estadual de Educação voltados ao meio rural. São eles: Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Zootécnica, Pesca, Controle Ambiental, Meio Ambiente, Biotecnologia, Agrimensura, Cooperativismo, Ecoturismo, Agroindústria, Apicultura, Açúcar e Álcool e Biocombustíveis.

Ao todo, a rede Estadual de Educação já tem 40.100 matriculados e oferta 69 cursos técnicos de nível médio. Como os cursos de Educação Profissional têm o currículo orientado para o contexto territorial, muitas disciplinas envolvem situações do campo. O curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, contempla estudos sobre doenças endêmicas no meio rural e o curso de Edificações aborda questões sobre edificação no meio rural. Em todos os cursos, o trabalho é um princípio educativo e nesse caso específico, são desenvolvidas atividades, desde o primeiro ano, que dizem respeito à realidade sociocultural das populações do campo.

A inclusão das populações do campo à Educação Profissional também é ampliada por meio da participação de representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e de movimentos sociais do campo nos conselhos dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário