quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Escola de Dança comemora mês do Folclore

Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do estado (SecultBA) e uma das que ofertam Educação Profissional pela rede Estadual está desenvolvendo uma programação especial para comemorar o Dia do Folclore que transcorre no dia 22 de agosto. Os cursos preparatórios e técnicos de nível médio incluem na grade curricular, disciplinas como Danças Afro-brasileiras, Danças Populares e Capoeira e, neste contexto, a Escola de Dança da FUNCEB está promovendo oficinas, palestras e workshops para os/as estudantes incluindo também atividades abertas à participação do público.

Nesta quinta-feira (dia 19), será realizado um cortejo de confraternização com os/as estudantes, que sairá às 16 horas da sede, no Terreiro de Jesus, e seguirá até a Praça das Artes, onde acontecerão apresentações dos grupos de crianças envolvidas.

Para articular as práticas da cultura popular e contextualizar as atividades com a temática, a Escola de Dança fez uma parceria com o Colégio Estadual Renan Baleeiro, localizado em Águas Claras. O colégio executa atividades com o grupo folclórico infantil Zambiapunga, cujo nome vem de uma manifestação folclórica que ocorre no município de Nilo Peçanha. Trata-se de um cortejo de homens mascarados, trajados com roupas coloridas e feitas com retalhos de panos e papéis de seda, que saem às ruas durante a madrugada da véspera do Dia de Finados, dançando e acordando a população da cidade ao som de instrumentos de percussão, como tambores, cuícas e búzios gigantes.

Já no sábado (21 de agosto), às 15 horas, a Escola de Dança faz a Mostra Dia do Folclore, no Centro Cultural Plataforma, espaço também administrado pela FUNCEB. O propósito do evento é apresentar coreografias de estudantes dos cursos de Educação Profissional, Livre e de Extensão em Dança, buscando também uma aproximação da Escola com a comunidade de Plataforma.

A professora Beth Rangel, diretora da Escola de Dança, disse que há quatro anos, a unidade vem se adequando ao cumprimento da lei 10639/2003, que torna obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. "Estamos desenvolvendo atividades que trabalhem estas questões, dando subsídios para os estudantes compreenderem a relação do folclore e da cultura popular com a linguagem da dança”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário