quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Jornada de formação docente discute Educação Profissional

A Educação Profissional foi um dos temas abordados na formação docente para os professores do pólo de Santo Antonio de Jesus, Dom Macedo, Varzedo e Conceição do Almeida. O encontro aconteceu no último dia 14, no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus e diversos representantes das 19 escolas que englobam o eixo participaram de mais uma etapa do projeto pedagógico.

Como ocorreu em outros eixos, foram oferecidas oficinas de trabalho abordando diferentes temas. Os professores se dividiram em sete oficinas durante todo o período da manhã tratando de assuntos como educação profissional, diversidade textual, o lúdico como instrumento pedagógico, integração entre disciplinas, desafios da educação de jovens e adultos e as diferentes linguagens como estímulo.

A professora Maria Eunice Santos da Cruz leciona no Colégio Estadual Mandinho Almeida em Conceição do Almeida, destaca a importância das reuniões avaliativas. “Uma recente avaliação feita no colégio mostrou que em media 75% dos professores já acreditam neste projeto e o número vem crescendo cada vez mais”, informou.

“O que a gente tem percebido é que o trabalho do professor em sala de aula está mais sistematizado e elaborado e isso tem trazido para o cotidiano da escola mais instrumentos para a reflexão do processo de ensino e aprendizagem”, diz Erivalto Ribeiro, gestor do CETEP do Recôncavo. Questões apontadas pelos professores no início do ano, estão sendo observadas e estimuladas como a participação mais atuante dos pais e dos próprios estudantes dentro do ambiente escolar, ressaltou o diretor.

Fonte: ASCOM/DIREC 4

2 comentários:

  1. É importante que os cursos profissionalizantes da capital também sejam avaliados, pois tenho um filho que está cursando artes visuais no Colégio central e dos 25 alunos selecionados pelo sorteio apenas 15 tem comparecido. Os professores alegam que se continuar assim o curso irá acabar. Na verdade existe uma lista de alunos na reserva que já pode substituir os faltosos. Outra questão é o smart Card, que ainda segundo informações os alunos não terão direito, um absurdo, pois significa o custo de 100,00 por mês, para a maioria dos alunos é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Luça,

    Os cursos de Educação Profissional passam por avaliação contínua. Investimentos em infraestrutura, pessoal e aquisição de equipamentos e laboratórios, são algumas das ações que visam contribuir com a melhor formação e qualificação profissional possível dos estudantes.
    Quanto ao Smart Card, a Superintendência da Educação Profissional é solidária com os estudantes por entender que a meia passagem é um direito de todos/das.
    Acontece que este direito, que já é garantido a outros estudantes que já concluíram o ensino médio e fazem cursos de pós-graduação como especializações e mestrado, está sendo negado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS), aos estudantes que já concluíram o ensino médio e estão voltando para a escola para se qualificar ou aprender uma profissão. O Sindicato alega que a concessão do benefício não está previsto na Lei Municipal 6.324/2003.
    Desde o ano passado, que a Superintendência da Educação Profissional do Estado tem tentado junto ao SETPS, a liberação da meia passagem para os estudantes matriculados nos Centros Estaduais e unidades na modalidade subsequente da Educação Profissional, em Salvador. Solicitou, via ofício, o acesso destes estudantes à meia passagem, mas teve a solicitação negada.
    Uma comissão foi formada por diretores, gestores de escolas, professores, estudantes e pais no dia 16 de junho durante audiência pública na Câmara Municipal de Salvador para discutir o direito à meia passagem. E mais que isso: mobilizar a comunidade estudantil e a sociedade para exigir do Poder Executivo Municipal a reformulação desta lei.
    A sugestão é que a senhora juntamente com seu filho, procure conversar com membros desta comissão e una esforços nesta luta pela meia passagem que depende da mudança da Lei Municipal, o que compete ao Poder Legislativo.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir