quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Especialista fala sobre técnica de memorização de partituras no CEEP em Artes e Designs

Como ler e memorizar mais facilmente uma partitura? Os interessados na pergunta, poderão encontrar uma resposta nesta quinta-feira (dia 16), em palestra sobre “Recursos técnicos para a memorização do texto musical”, a ser realizada a partir das 17h, na sala 6, do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design que funciona dentro das instalações do Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, Centro, em Salvador. A palestra é gratuita e aberta ao público.

A palestra será ministrada pelo professor de percepção e estética musical do CEEP em Artes e Desing, Raimundo Magalhães. Essa é mais uma da série de palestras do chamado “Ciclo das Quintas” que será promovido pelo centro, às quintas-feiras, até o próximo mês de novembro. As palestras fazem parte de uma proposta do centro em contribuir para o aprimoramento técnico dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio oferecidos, mas, sobretudo, promover para todos aqueles que gostam e se interessam pelo tema, momentos de reflexão e aprendizagem.

Sobre a palestra de amanhã, o professor Raimundo Magalhães, disse que os músicos e instrumentistas geralmente têm dificuldade em memorizar as partituras e muitos não conseguem tocar sem elas. Ele falou que vai apresentar alguns estudos sobre a questão que devem contribuir para que os expectadores possam se desenvolver melhor nesse sentido. “Sem a partitura, o músico fica mais solto, fica mais fácil de fazer movimentos. Ele precisa se libertar da partitura e aprender a captar elementos e memorização”, afirma.

Próximas palestras:

23 de setembro - A Trajetória Psicológica do Intérprete

14 de Outubro - A Técnica da Abordagem Ativa Utilizando uma Experiência Sonora

04 de novembro - Identificação dos Processos Cognitivos na Performance Musical

25 de novembro - Considerações sobre a Técnica Pianística

Nenhum comentário:

Postar um comentário