sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Interior ganhará Centro Estadual de Educação Profissional, em Guanambi

Entre os Centros Estaduais de Educação Profissional que serão implantados no Estado dando continuidade à expansão da oferta dos cursos técnicos de nível médio para o interior da Bahia, está o CEEP em Saúde e Gestão, em Guanambi. Na cidade, já são ofertados os cursos Técnicos em Comércio e Enfermagem, no Centro Educacional João Durval Carneiro que deverá ser transformado em centro ainda no primeiro semestre de 2011.

Vários encontros estão sendo promovidos com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, estudantes, pais e mães, para levantar quais os cursos nos dois eixos tecnológicos (Gestão e Saúde) que melhor atendem às demandas dos Territórios de Identidade do entorno do novo CEEP. Como já existe o CEEP Gestão e o CEEP Saúde, em Salvador, agora a experiência será levada para o interior do estado.

“A transformação em CEEP é uma necessidade do desenvolvimento socioeconômico ambiental e também certeza de êxito, pois a equipe de gestão e os professores do Centro Educacional João Durval Carneiro já vinham obtendo excelentes resultados nos cursos de Educação Profissional que ofertam atualmente”, afirma o professor Almerico Lima, Superintendente de Educação Profissional do Estado.

Para a assessora especial da Suprof, professora Renilda Moura, que participa dos encontros, “as pessoas estão muito felizes com o novo CEEP, principalmente a juventude. Do mesmo modo, estudantes com mais idade, que abandonaram a escola e que agora estão voltando a estudar graças aos cursos técnicos, dão testemunhos emocionados de como esses cursos significam para eles um recomeço”, comemora.

Sobre a criação dos Centros de Educação Profissional

A criação dos Centros Estaduais (CEEP) e dos Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP) faz parte da estratégia de ampliação da oferta e interiorização da Educação Profissional da Bahia. O objetivo é promover a elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho de jovens e trabalhadores/as egressos da escola pública, por meio de uma política pública de Estado para a Educação Profissional na Bahia, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias produtivas locais.

Nesse sentido, a rede estadual está sendo reestruturada mediante transformação de estruturas existentes que estavam ociosas em Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional.

Os Centros Estaduais estão sendo concebidos para serem referência, pois oferecem todas as modalidades de Educação Profissional, com cursos de caráter universal e que podem beneficiar o/a estudante com a absorção de mão de obra em diferentes regiões do Estado. Assim como em diferentes territórios de identidade do Estado, a criação do CEEP em Saúde e Gestão, em Guanambi, atende a reivindicação de diferentes atores sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário