quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho realiza exposição sobre história, memórias e práticas culturais de Salvador

Um olhar curioso e investigativo foi lançado na cidade de Salvador pelos/as estudantes do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho. Por meio de um trabalho multidisciplinar envolvendo Geografia, História, Literatura Portuguesa/Brasileira, Biologia, Inglês, Filosofia e Sociologia, os/as estudantes foram estimulados a ter um maior contato com a história do Salvador. O resultado está sendo apresentado hoje (dia 14), das 9h às 17h, nas dependências do CEEP, bairro do São Caetano, na exposição: “SALVADOR (RE)VISITADA: histórias, memórias e práticas culturais”.

A exposição é fruto do projeto de ensino-aprendizagem que tem o objetivo de colocar os/as estudantes em contato com múltiplas fontes de pesquisa sobre a história da cidade, ao mesmo tempo em que possibilita que eles/elas construam um novo olhar sobre a primeira capital do país. Tudo isso, a partir da pesquisa em diferentes arquivos existentes na cidade e levando em consideração também conversas com moradores dos bairros onde moram, entrevistas nas ruas, sites que veiculam informações sobre as práticas culturais da cidade e consultas em outros canais de informação.

Como estratégia de pesquisa-ação, os/as estudantes foram divididos em seis grupos de pesquisa. Cada grupo ficou responsável pelo levantamento histórico de uma determinada área da cidade: cidade alta 1 (Centro Histórico, Avenida Sete de Setembro, Barris, Nazaré, Joana Angélica, Vitória e Graça); cidade alta 2 (do bairro da Garcia até o bairro de Engenho Velho da Federação e adjacências); cidade alta 3 (Dique do Tororó, Avenida Vasco da Gama, Engenho Velho de Brotas, Brotas e Cosme de Farias); cidade baixa (da Igreja da Conceição da Praia à Igreja do Senhor do Bonfim); bairros litorâneos (do bairro da Ribeira ao Farol de Itapuã), e bairros populares (São Caetano, Liberdade, Curuzú, Lapinha, Pirajá, Marechal Rondon, Paripe, Periperi, Lobato, Marechal Rondon, Cajazeiras, dentre outros).

TRABALHO DE CAMPO -
No trabalho em campo, além das entrevistas/filmagens públicas com transeuntes nas ruas para a elaboração de vídeos, também foram feitas pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Estado da Bahia, Arquivo Histórico da Prefeitura Municipal do Salvador, Arquivo Público do Estado da Bahia, Biblioteca Central do Estado da Bahia, Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFBA, Museu Afro-Brasileiro, Museu do Palácio Rio Branco, Museu de Arte Moderna e Museu de Arte Sacra.

O professor de História e um dos orientadores do projeto, Francisco Nunes, disse que a exposição nasceu da necessidade de um grupo de professores das áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Códigos e Linguagens em possibilitar aos/as estudantes a uma situação de aprendizagem que extrapolem os muros da Unidade Escolar. “Ao mesmo tempo, o projeto relaciona-se com a constatação de que a cada dia tem ocorrido uma espécie de esvaziamento no que tange ao aprender e apreender as diversas narrativas históricas sobre a História, seja do país, estados, cidades e municípios. Essa constatação tem colocado alguns docentes na condição de criar estratégias de (re)significação das diversas histórias, memórias e práticas culturais sobre as cidades brasileiras, neste caso, Salvador”, comenta. Ele acrescenta que a elaboração desta situação de aprendizagem via projeto de ensino-aprendizagem interdisciplinar, visa poder contribuir mais significativamente no processo de aquisição de conhecimento para os estudantes do CEEP.


Professores/as Orientadores/as:

Profª Claudete Amorim (Sociologia)
Profª Daniela Ramos (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)
Profª Elneide Ariany (Língua Inglesa)
Prof. Francisco A. Nunes Nt. (História)
Profª Gleidineia Leite Campos (Biologia)
Profº Hilton Ferreira (Geografia)
Profª Jussara Freitas Bittencourt (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)
Profª Mary Farias (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira)

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