sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professor/a, meu/minha amigo/a

Diariamente, são 48 mil professores/as que saem de casa com destino às salas de aulas da rede estadual com a nobre missão de educar. Eles/as têm o compromisso de formar cidadãos/ãs, de difundir conhecimentos e valores. Além disso, trabalham para garantir que mais 1,2 milhão de estudantes, distribuídos em 1544 escolas da rede estadual e 645 anexos, tenha acesso a uma escola de qualidade.

No dia a dia, eles/elas são mestres/as no desafio de tornar a escola um espaço cada vez mais agradável e prazeroso, que desperte o interesse das crianças, adolescentes e jovens baianos/as.

São os/as professores/as que garantem que as políticas públicas para a educação sejam efetivadas nas escolas. São eles/as que assumem o desafio de construir uma educação básica de qualidade, de levar a Educação Profissional aos/as jovens nos Territórios de Identidade, de contribuir para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade e de garantir a todos/as os/as estudantes, sem distinção, o direito de aprender.
No Dia do Professor, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia parabeniza todos/as os/as professores da ativa e também os 37 mil aposentados/as pelo seu comprometimento, esforço e dedicação pela educação da Bahia.

Veja homenagem no link: http://www.sec.ba.gov.br/diadoprofessor/

E também depoimentos de professores/as e estudantes da Rede de EP da Bahia sobre esta data tão signficativa para todos/as.

UMA HISTÓRIA DE AMOR

"Sou amante da língua que falo e que procuro ensinar aos meus alunos, à medida que aprendo com eles. Trabalhei com uma turma de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio que muito nos marcou. Vivenciamos experiências incríveis. Falávamos de tudo no universo do saber, divertindo-nos e nos fazendo crescer. O reconhecimento: vê-los todos, fechando a rua com flores e uma bela homenagem poético-musical. Quanto aprendemos e crescemos! Guardo-os na memória, no coração e na minha caixa de lembranças. Ser professor para mim é dar-se a cada dia um pouquinho mais." - Professora Neilda da Silva Gonçalves Lima - Colégio Polivalente Monsenhor Luis Ferreira de Brito - São Sebastião do Passé- BA
..................................................

"A minha trajetória como professora começou quando eu tinha apenas doze anos e estava prestes a cursar a 5ª série. Para custear meus estudos, pedi aos vizinhos que me deixassem alfabetizar seus filhos a preço popular, no que fui atendida e formei uma turma com, aproximadamente, 30 alunos. Daí começou uma escolinha a qual denominamos "Escolinha Santa Bárbara" que durou mais de vinte anos.
Decidi fazer um curso de licenciatura, ingressei no Estado em 1985 e aqui estou.
Hoje, sou gestora deste Centro, juntamente com minhas colegas Josineide, Helda, e Odete, equipe eleita pelo voto direto, pois para mim, ser professor é promover uma gestão democrática, em prol de uma educação pública de qualidade.
Detalhe: Nossos filhos estudam aqui.
Abraços." - Professora Heloisa - CETEP do Semiárido Nordeste II- Alagoinhas-BA
.........................................................

"Vou relatar sobre a professora Edith de Souza Santana, que com muito carinho por sua profissão e aos seus alunos, incentivou-me a buscar novos caminhos principalmente no meu futuro profissional. Por sua habilidade em ensinar, busca sempre o melhor para seus alunos com palavras e ações, por este motivo estou cursando o curso técnico em Agropecuária, pois este curso mostra ser de extrema importância para mim futuramente. Por esse motivo professor para mim significa ato de doação."- Ellen Evani Evangelista da Silva dos Santos – Estudante do Col. Est. Dr. José Carvalho Batista- Rio Real- BA
.........................................................

"Uma experiência inexplicável ocorreu em 1998, na Escola Estadual Aliomar Baleeiro, situada no bairro de Pernambues em Salvador-Ba. Eu, juntamente com a professora de Língua Portuguesa e a professora de Inglês, organizamos uma feira das nações. A princípio a coordenação da escola não acreditava na realização do evento, por considerar os estudantes desinteressados. A feira das nações foi um sucesso. Os alunos realizaram o evento com total dedicação. Anos depois para minha alegria, reencontrei um ex-aluno desta mesma escola e ele se aproximou e me disse “Professora Maira, você lembra de mim?
”Olhei para ele e lembrei do menino que era um excelente aluno de matemática. Ele me disse: "Professora estou cursando Engenharia, na Escola de Engenharia da Bahia”. Isso foi gratificante." - Professora Maira Cruz - CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
................................................................

"Em uma das minhas aulas eu falava sobre superação. Estava reanimando os meus alunos que não mais tinham o desejo de aprender em função de algumas coisas que vinham acontecendo. Peguei o pincel e comecei a dar aula para eles sobre qualidade e produtividade.
Terminei a aula e fui para casa muito triste. Quase desisti de ser professor em função do que tinha ouvido da minha classe. De repente, fui até a minha mini biblioteca e peguei um livro que fala sobre liderança. Em um dos parágrafos daquele livro, tinha uma frase que me emocionou muito. Estava escrito assim: “Aquele que escolhe a mediocridade, não se destaca e jamais a sua história será contada”. Depois disso, decidi que ia ser o melhor professor da atualidade.
Ser professor para mim é acreditar na vida mesmo que as impossibilidades existam e os limites não sejam superados. Com certeza um nova história será construída através da semente que foi plantada e regada com muito carinho e amor.
Abraços!" - Professor Joseilton D. Gomes- CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
...............................................................

"Professor para mim significa...
Responsabilidade de pessoas que usam seus conhecimentos em prol de um mundo melhor e mais inteligente. Pessoas que se preocupam em educar e ter como retorno um simples reconhecimento do seu trabalho. São pessoas que formam opinião e são fundamentais para o crescimento pessoal de um individuo e o crescimento do país.
Parabéns professor!" - Iscarlet Menezes – Estudante do CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
................................................................

"Professor para mim é...
Ser responsável, facilitador, dedicado, possuir autonomia, entre outros.
É um educador que proporciona lições importantíssimas para seus alunos, a cada dia se esforça mais para dar o melhor de si.
Sem ele com certeza os alunos não conseguiriam atingir o sucesso profissional e até mesmo pessoal.
Professor: Um Guerreiro do Saber.
Parabéns pelo seu dia..." Islânia Silva- Estudante do CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
..............................................................

"Nada seríamos se não tivesse alguém para nos guiar na grande caminhada da vida, nos motivando nas horas das dificuldades, nos mostrando o caminho a que devemos seguir. Abrindo assim novos horizontes, novas formas de pensar, nos instruindo a ser mente pensante. Professor para nós é um educador, companheiro, conselheiro e amigo." - Turma de Eletroeletrônica 2010.1 /Vespertino do CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
.............................................................

"Oi Gente,
Lembro do meu primeiro dia como professor, estava muito inseguro e preocupado, pois na época tinha um grande problema chamado timidez e, por isso, achava que seria muito difícil liderar uma classe. Então, neste primeiro dia, a vida mostrou-me algo que foi surpreendente para mim, que se chama vocação.
Assim, percebi que o principal ingrediente para alcançarmos o sucesso é a paixão pelo nosso trabalho, pela nossa profissão, e nós não a escolhemos, ela que nos escolhe.
Ser professor para mim é ter a oportunidade de trazer mudanças positivas na consciência das pessoas e, assim, contribuir para um mundo melhor." - Professor Leandro Lima - CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA
................................................................

"Professor significa para mim...
Ouvir as nossas duvidas.
Ficar feliz com o bom rendimento da turma.
Saber lidar com situações complexas.
Esforçar-se para que possamos entender o assunto.
Sorrir quando os alunos são bem sucedidos". - Turma de Eletroeletrônica 2010/Vespertino- CETEP Região Metropolitana de Salvador - Camaçari-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário