sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CETEP do Baixo Sul realiza II Encontro Interativo da Educação Profissional da Bahia

Verificação da pressão arterial, teste de glicemia e de Hepatite B e C são alguns dos serviços prestados gratuitamente à população de Gandu pelos estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Nutrição e Dietética, Enfermagem e Análises Clínicas, do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul. As atividades, que também envolvem serviços na área ambiental prestados por estudantes de Agroecologia e de legalização de empresas, por estudantes de Administração, ocorrem durante o II Encontro Interativo da Educação Profissional do CETEP do Baixo Sul que começou ontem (dia 18) e prossegue até hoje (dia 19).

O objetivo é divulgar os cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo CETEP do Baixo Sul e, principalmente, proporcionar aos estudantes, a participação em atividades de extensão, para que coloquem em prática os conhecimentos e o processo de aprendizagem adquiridos nas salas de aula, por meio da prestação de serviços à sociedade. Em outras palavras, coloca-se em prática o princípio pedagógico da intervenção social, adotado pela Superintendência da Educação Profissional (Suprof) para os cursos de Educação Profissional do estado.

Anderson Brito, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Administração, afirma que já está se inserindo no mundo de trabalho por meio do estágio e que está sendo proveitoso colocar em prática o que aprendeu na sala de aula.
Para a diretora do CETEP do Baixo Sul, Jusseandre Santana, este evento “é uma atividade prática que contribui diretamente para a formação profissional dos/as estudantes”.

Trabalho como princípio educativo
O encontro tem como tema central: “O trabalho como princípio educativo”, uma das bases conceituais e pedagógicas do Plano de Educação Profissional da Bahia. Isso significa que o trabalho é reconhecido não apenas pelo seu valor econômico, mas pelo seu aspecto social e histórico, como princípio da formação do ser humano integral. Além disso, o trabalho também é reconhecido no seu caráter fílosófico e epistemológico de produtor de conhecimentos, o que implica reconhecimento dos saberes do trabalho.

Ou seja, para além de preparar os jovens e trabalhadores/as baianos/as para o mundo do trabalho preparando-os/as para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, o objetivo compreende também que o/a estudante torne-se uma pessoa e um/a cidadão/ã pleno/a, um/a sujeito/a de direitos capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário