quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estudantes do CETEP do Semiárido conhecem instituições de pesquisas

Antônio Márcio, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido, em São Domingos, está motivado com o universo da pesquisa que é um dos princípios pedagógicos do Plano de Educação Profissional da Bahia. Esta possibilidade de conhecimento ficou ainda mais evidente para ele depois que juntamente com outros/as estudantes do CETEP participaram de uma aula de campo em instituições de pesquisa em Juazeiro e Petrolina.

Durante dois dias, os/as futuros técnicos conheceram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambuco (IFPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). “O melhor de tudo é que todo aprendizado e experiências adquiridos em sala de aula e, em especial nesta visita serão voltadas para a melhoria do nosso Território”, comemora Antônio Márcio.
A ação pedagógica favoreceu aos estudantes a possibilidade de conhecerem as experiências das instituições, possibilitando um maior amadurecimento quanto a técnicas de produção apropriadas para o Semiárido, algo fundamental, segundo os princípios do Plano de Educação Profissional da Bahia, nesta etapa de qualificação e formação dos/as estudantes para o mundo do trabalho.

Dentre as atividades realizadas, eles/elas conheceram diferentes tipos de tecnologia de irrigação, a exemplo do pivô central e por gotejamento. Também visitaram áreas de plantação de uva, horta orgânica e setores como avicultura de postura, bovinocultura e suinocultura. Assistiram palestra sobre processamento e beneficiamento de frutos nativos da Caatinga. E ainda participaram de trilha ecológica na Caatinga, foram até laboratórios e viveiros de mudas, conheceram técnicas de aproveitamento de água da chuva e barragem subterrânea e de dessalinização.
Para o Diretor do CEEP Semiárido, Crispim Nelson, este tipo de ação pedagógica “eleva a auto-estima dos/as estudantes e contribui para a definição de habilidades profissionais que garantem a formação técnica especifica para o pleno exercício da profissão e com qualidade”.

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