segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Gestores da Educação Profissional planejam ano letivo de 2011

Gestores da Educação Profissional de todos os Territórios de Identidade da Bahia participam de hoje (dia 29) até a próxima quinta-feira (dia 02), em Salvador, do III Encontro de Gestores de Educação Profissional (2010): Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica. Um dos objetivos é preparar o ano letivo de 2011. Mas a programação do encontro é abrangente e visa também abordar diferentes dimensões da Educação Profissional, como as diretrizes e desafios da EP para 2011-2014, a garantia da efetividade social e da qualidade pedagógica, abordar a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a Educação Profissional (EP) no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos/as trabalhadores/as.

O encontro foi aberto pelo superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, que, a princípio, fez um balanço dos avanços alcançados pela rede desde a implantação, em 2008, do Plano de Educação Profissional. “O Governo do Estado é vitoriosos, todos/as os/as atores sociais envolvidos neste processo são vitoriosos/as porque implantamos a rede não só fisicamente, mas conceitualmente, pedagogicamente. Estamos vendo o resultado deste trabalho por meio dos benefícios diretos da qualificação e formação profissional dos/as nossos/as jovens e trabalhadores”.

Almerico Lima apresentou os números que refletem esta realidade. Se em 2006 eram apenas 4.016 matriculados, em 2010 já são 43.803 estudantes beneficiados/as com cursos técnicos de nível médio - um aumento superior a 1.000 %. Em 2006, eram 34 unidades com cursos técnicos, atualmente são 141 (sendo 27 Centros Territoriais e 12 Centros Estaduais). Havia apenas 22 municípios com EP, atualmente são 104 municípios. O número de cursos ofertados saltou de 15, em 2006, para 69 em 2010.

Perspectivas e desafios da Educação Profissional


As perspectivas e desafios da Educação Profissional para 2011-2014 também discutidas. O superintendente da EP, Almerico Lima, enfatizou que a Educação Profissional é uma política pública e política social de Estado e é parte estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país e da Bahia. Segundo ele, a EP é também uma política de trabalho, de educação e desenvolvimento, porque deve investir na formação integral do/a futuro/a técnico/a para que ele/a, por meio de mão de obra qualificada, se beneficie do desenvolvimento do Estado.

Para Lima, a EP é como um direito e que deve, pelo Sistema Nacional de Educação, estar necessariamente articulada com a Educação Básica. “Não podemos abrir mão de focarmos o trabalho como princípio educativo, do alinhamento entre trabalho, educação e desenvolvimento e ciência, tecnologia e sociedade. Isso é fundamental para nossa atuação porque os centros e unidades vão ser, cada vez mais, produtores de conhecimento e de tecnologias sociais, para que as ações pedagógicas se revertam sempre em benefícios para a coletividade”, comenta.


Entre as missões da rede de EP para os próximos cinco anos, o superintendente apontou, como imprescindíveis, a continuidade da implantação das bases desta política pública, vinculadas às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios, cadeias e arranjos socioprodutivos locais. Outra missão é contribuir para a elevação da escolaridade e do nível de qualificação dos/as trabalhadores/as garantindo a efetividade social, a orientação profissional e qualidade pedagógica das ações de EP e implantar o marco regulatório e modelo de gestão adequado. O superintendente destacou a necessidade da realização do concurso público, do investimento contínuo na formação de professores, na adequação, instalação e aquisição de laboratórios e equipamentos.

Outro ponto enfatizado é a necessidade de contribuir para a efetividade social e a qualidade pedagógica da Educação Básica na Bahia, por meio do enriquecimento do currículo do ensino médio e da oferta da Educação Profissional integrada à elevação da escolaridade para as populações vulneráveis. “Precisamos ainda articular ações públicas e privadas de Educação Profissional na Bahia e implantar o sistema de certificação profissional vinculado às demandas estratégicas permanentes e urgências de qualificação social e profissional dos trabalhadores/as. Ressaltamos que todo estes processo de construção, consolidação e fortalecimento da rede passou e passará sempre pelo amplo diálogo com os conselhos e diferentes atores sociais com vistas a garantir o controle social”.

Até a próxima quinta-feira (dia 02) serão abordadas diferentes dimensões da Educação Profissional, que envolvem, por exemplo, o institucional, o pedagógico, o financeiro e a gestão dos centros de EP.

Gestores/as falam sobre importância do encontro


Para os gestores da Educação Profissional e Direc´s, o Encontro é uma oportunidade de fortalecer, ainda mais, a rede. Segundo Judith Leite, vice-diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, "um evento como este favorece o amadurecimento das nossas ações no dia-a-dia e durante a realização da nossa gestão. Além de termos oportunidade de tirarmos dúvidas e conhecermos o futuro da Educação Profissional”.

Nancy Bulcão, gestora do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, acredita afirma que "assim como eu, meus colegas devem estar também se sentindo reconhecidos, por terem a oportunidade de apresentar suas propostas e opinar pelo futuro da rede. É muito prazeroso ver os resultados alcançados na rede de Educação Profissional”

E Munique Gonçalves, diretora da Direc 31, em Santo Amaro, falou que "esta ação é uma uma forma de socializar o nosso trabalho, realizado dia-a-dia. Por meio de debates como este, estamos alçando uma rede uniforme, com um único discurso para alcançarmos, cada vez mais, uma rede de Educação Profissional com mais qualidade.

Fotos: Manoel Filho

6 comentários:

  1. as inscrições ja acabo? não consigo fazer minha inscrição o site esta dando erro porque?

    ResponderExcluir
  2. Prezado!

    Para abrir diretamente a página com a oferta de vagas e fazer a inscrição, basta acessar:
    http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam

    Se tiver maiores dúvidas, veja perguntas e respostas sobre o sorteio eletrônico no blog ou liguem para o 0800-285-8000.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Boa tarde meu nome é Angela, eu fiz a inscrição eu não tour conseguindo entrar com a minha senha o que eu faço para entrar na minha inscrição, já mim mandaram varias senhas mais não tá entrando para entrar em contato comigo é(71)82188560,(71)33169424 e também pelo meu email missionariangela@hotmail.com por favor preciso de uma resposta rápida obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ângela,

    Você precisa entrar no sistema e digitar seu CPF para ter acesso. Outra dica, veja a parte sobre perguntas frequentes aqui no blog ou no Portal da Educação sobre o sorteio que encontrar um passo a passo de como acompanhar sua inscrição.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  5. bom dia

    meu nome e everaldo alguem de vc pode mim informar quando abrir as inscricoes meu imel.

    everaldobruno@hotmail.com

    aguardo hum retorno.

    ResponderExcluir
  6. Everaldo,

    boa tarde! As inscrições deverão ser abertas no final deste ano. O processo de divulgação será amplamente divulgado pelos meios de comunicação, pelo Portal da Educação e aqui, no Blog da Educação Profissional. Seja nosso seguidor para receber nossas notícias.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir