terça-feira, 16 de novembro de 2010

II Cortejo das Artes lembra com poesia e cultura o Dia da Consciência Negra

Diferentes manifestações artístico-culturais marcarão o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, durante o II Cortejo das Artes realizado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design. O cortejo saíra, às 16h, do CEEP em Artes e Design que funciona no Colégio Central e seguirá até a Praça da Sé.

Por meio do canto, da dança e de outras formas de expressão da cultura africana, os/as estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Gestão em Projetos Culturais, Comunicação Visual, Artes Visuais, Documentação Musical, Instrumento e Regência, lembrarão poetas abolicionistas, como Castro Alves, Solano Trindade e Luiz Gama e o canto de labor dos negros escravizados. Será uma forma de promover o reconhecimento e a valorização da cultura africana.

Com o cortejo a proposta também é a de mostrar à sociedade, o resultado desta ação pedagógica que contribui para a formação integral do/a estudante, tornando-o/a, ainda mais consciente das origens, história, identidade e cultura nacionais e do seu papel na sociedade.

O II Cortejo das Artes terá como tema: Vozes da Liberdade: Poetas Negros e Abolicionistas - Cantos de Labor. Terá, dentre outras atrações, a banda de percussão com 40 músicos, integrando assim, as linguagens literária, musical, visual e cênica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário