quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Centros Territorias e Estaduais de EP irão ofertar anualmente o Proeja/Fundamental



Os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional passarão a ofertar anualmente a modalidade Proeja/Fundamental voltada para as pessoas que não concluíram o ensino fundamental (Educação Profissional Integrada à educação de jovens e adultos). Esta foi uma das novidades apresentadas nesta quinta-feira (dia 02), no III Encontro de Gestores da Educação Profissional: Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica, realizado em Salvador.

Atualmente, a oferta desta modalidade é garantida no âmbito do Programa Trilha, por meio das ações Trilha/SEC e Trilha/Projovem Urbano. Com a oferta do Proeja/Fundamental, segundo o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, “se garante uma política pública de Estado, pois possibilita que os/as beneficiados com o programa, tenham permanentemente a oportunidade de voltar à escola e de ter uma qualificação profissional. É um passo importante de resgate da auto-estima e que pode significar uma alavanca no sentido de fazer com eles/as continuem as suas formações no nível médio, por meio de cursos técnicos, e chegando até às universidades”.

Outra boa notícia do encontro é que as estruturas dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, a exemplo dos laboratórios para aulas práticas dos cursos técnicos de nível médio, passarão a ser usadas pelos jovens e adultos matriculados no Proeja/Fundamental. A proposta é ampliar nos Territórios de Identidade, o acesso dos/as estudantes, de 18 e 29 anos, do programa às tecnologias disponibilizadas nos centros e possibilitar que tenham melhores condições de qualificação profissional, de elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho.

São ofertados 10 arcos ocupacionais de acordo com as demandas dos Territórios de Identidade: Agroextrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Madeira e Móveis, Telemática, Turismo e Hospitalidade.

Sobre o Trilha/Projovem Urbano

O Trilha/Projovem Urbano é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, no âmbito da Suprof, dentro do Programa Tilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. A outra ação é o Trilha/SEC.

O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executada pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).
Fotos: Manoel Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário