segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CETEP do Recôncavo realiza I Encontro sobre Educação Profissional

O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP Recôncavo), em Santo Antônio de Jesus, promove na próxima quarta-feira (dia 15), às 9 h, o I Encontro de Educação Profissional do CETEP. Um dos objetivos é contribuir para divulgar os cursos técnicos de nível médio e os investimentos do Estado para qualificar e formar a juventude e trabalhadores/as para que se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território com grandes potenciais para a indústria, comércio, agricultura, pesca e pecuária.

Inaugurado no dia 11 de junho deste ano pelo governador Jaques Wagner, o CETEP do Recôncavo está destinado a atender os estudantes de todo o território e é uma das medidas de reparação às 64 vítimas da explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício em 1998, em Santo Antônio de Jesus, conforme acordo celebrado entre o Governo Brasileiro e o Sistema ONU, em 2005.

No CETEP do Recôncavo são oferecidos os técnicos de nível médio em Agropecuária, Logística, Segurança do Trabalho e Enfermagem. Oferta ainda, os arcos ocupacionais em Madeira e Móveis e Construção e Reparos II pelo Proeja/Fundamental. No município de Santo Antônio de Jesus também há oferta Educação Profissional no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes com o Curso Técnico em Comércio.

O encontro é uma iniciativa dos gestores do CETEP do Recôncavo, das Diretorias Regionais de Educação dos municípios de Santo Amaro (Direc 31), Cruz das Almas (Direc 32) e de Santo Antônio de Jesus (Direc 4).


A Educação Profissional no Território do Recôncavo

O Território do Recôncavo foi um dos mais beneficiados com a expansão da Educação Profissional para o interior. Neste território, até o início de 2007, não havia oferta de Educação Profissional. Nos últimos três anos e meio, esta realidade mudou. Com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, mais de 2.400 jovens e trabalhadores/as do Recôncavo estão matriculados em cursos técnicos de nível médio e arcos ocupacionais de qualificação profissional pelo Proeja/Fundamental em diferentes cidades do Recôncavo, além de Santo Antônio de Jesus.

Em Maragogipe está instalado o Centro Estadual de Educação Profissional Vale do Paraguaçu, com os cursos técnicos em Agropecuária e Guia de Turismo. Em Santo Amaro, há o técnicos em Recursos Pesqueiros, no Colégio Estadual Castro Alves, o técnico em Guia de Turismo, no Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro e o arco ocupacional Agroextrativismo, no Centro Educacional Teodoro Sampaio.

Em São Sebastião do Passé, há o técnico em Meio Ambiente, no Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito. Em Cruz das Almas, há oferta do arco ocupacional Construção e Reparos I, na Escola Estadual José Batista da Fonseca, e dos técnicos em Informática, Agroecologia e Agropecuária, no Colégio Estadual Alberto Torres. Em Nazaré é ofertado o arco ocupacional Telemática, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho e em Cachoeira, o técnico em Hospedagem, no Colégio Estadual de Cachoeira. No município de Governador Mangabeira, o arco ocupacional Metalmecânica é ofertado no Centro Esducacional Angelita Gesteira, Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira e Escola Municipal Helena Magalhães.

Em 2011, também deverá haver oferta de Educação Profissional em Castro Alves e Conceição do Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário