terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Superintendente da Educação Profissional receberá Medalha Nilo Peçanha


O professor e superintendente da Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, receberá no próximo dia 15, em Brasília, a Medalha Nilo Peçanha. A honraria faz parte das comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a medalha será conferida pelo Ministro da Educação às personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à Educação Profissional e Tecnológica no país, entre elas o Presidente Lula, o ex-Ministro Cristovam Buarque e o SENAI.

A indicação do professor Almerico se deve aos mais de 35 anos de vinculação à Educação Profissional, iniciada em 1975 quando ingressou na Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA), hoje IF Bahia. Trabalhou como analista químico no Pólo Petroquímico de Camaçari e foi militante no Movimento Sindical (Sindiquímica, Confederação Nacional dos Químicos e CUT-Bahia). Atuando fortemente na educação popular e sindical, graduou-se em Pedagogia e tornou-se Mestre e Doutor em Educação, direcionando sua trajetória profissional e de vida, à docência, pesquisa e gestão da Educação Profissional, sempre tendo como objeto a educação integral dos trabalhadores.

Trajetória e Contribuições. Desde 2008, assumiu a Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação da Bahia (Suprof). É responsável pela elaboração e gestão da Política e Plano de Educação Profissional da Bahia e pela Coordenação Executiva do Programa Estadual de Inserção de Jovens, sendo também conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (CEDETER).

Anteriormente (2003 a 2007), o professor Almerico integrou o governo federal, ocupando a Diretoria de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego. Algumas das suas contribuições foram a elaboração, implantação e gestão do Plano Nacional de Qualificação e co-elaboração do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e dos Programas Trabalho Doméstico Cidadão, Saberes da Terra e Próximo Passo.


Isto só foi possível pela experiência obtida no período 1996 a 2000 quando participou da elaboração, formação de educadores, gestão e avaliação de projetos de educação profissional integrada à educação de jovens e adultos em todo o Brasil: Formação Integral (nacional), Vento Norte (Amazônia), Flor de Mandacaru (Nordeste) Brasil Central (Centro Oeste), Semear (Bahia), Integração (São Paulo, Brasília e Pará), Trabalho Doméstico Cidadão (Bahia), produzindo vários textos e organizando dois livros relacionados a tais experiências, além da co-fundação do Fórum de Educação de Jovens a Adultos da Bahia (2002).

No plano conceitual, aprofundou a noção de Formação Técnica Geral, e concebeu e elaborou a noção de arcos ocupacionais, aplicando-as às políticas públicas. Nas suas elaborações, tem utilizado as relações entre trabalho, educação e desenvolvimento sócio econômico ambiental; das relações entre ciência, tecnologia e sociedade; da base territorial das políticas públicas; da participação e o controle social; do currículo integrado com base no trabalho como princípio educativo; da produção de conhecimento e da intervenção social por meio das tecnologias sociais como princípios pedagógicos.

Trabalho em equipe - O professor e superintendente disse que se sente honrado com a premiação. “Só queria estender este reconhecimento a todas as equipes de gestores e educadores que trabalharam comigo, no Sindicato, na CUT, no Ministério do Trabalho e na Secretaria de Educação. Construir a Educação Profissional foi e sempre será um trabalho de equipe”.

Ele falou ainda que apesar da expansão quantitativa ser a maior visibilidade da Educação Profissional da Bahia, o mais importante está sendo o reconhecimento da seriedade, efetividade social e qualidade pedagógica desta política pública. A Educação Profissional da Bahia está contribuindo para a elaboração das novas diretrizes e de novas práticas da Educação Profissional do Brasil. É muito bom também verificar a satisfação de estudantes, pais, movimentos sociais, empresários, prefeituras, enfim de todos os agentes sociais envolvidos neste processo", afirmou.

Um comentário:

  1. Parabéns professor Almerico e todo equipe da Educação Profissional por honra a Bahia promovendo inclusão social de jovens e adultos no mundo do trabalho, propondo o trabalho como principio educativo.
    Silvanei Leandro Carneiro

    ResponderExcluir