segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho é finalista da 9º Mostra de Projetos da Febrace

O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho é um dos finalistas da 9º mostra de projetos da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que será realizada em março deste ano, em São Paulo. A oportunidade de participar da Feira surgiu por meio da realização do projeto sobre o Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano.

Com o tema “Aqui jaz um rio: protagonismo juvenil e o campo ciência, tecnologia e sociedade”, o projeto aponta as conseqüências de ações de degradação e poluição ambiental do Rio Camarajipe e a importância das intervenções sociais juvenis para sua preservação. O professor articulador da Educação Profissional e orientador do projeto, Alex Vieira, ressalta que atividade de extensão como esta, além de aproximar os estudantes do universo da pesquisa, favorece a oportunidade de serem agentes transformadores e formadores de opinião, dentro de sua comunidade. O projeto foi concretizado com o esforço das estudantes do 3º ano do ensino médio: Aline Carneiro, Carlilane Moreira e Bruna Barreto, moradoras da Comunidade do Rio Camarajipe.

Neste ano, participaram da Febrace 307 municípios de 25 estados e o Distrito Federal. Dentre eles, 166 projetos são de escolas públicas, 91 de escolas particulares e 36 de fundações. Além do Ceep em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, a rede pública de ensino do Estado da Bahia será representada pela Escola Estadual Jaci Ferreira dos Santos (Mucuri), Colégio Estadual Odorico Tavares (Salvador) e Escola Prof. José Batista da Mota (Macaúbas).

O superintendente de Educação Profissional do Estado (Suprof), Almerico Lima, explica que no Plano de Educação Profissional da Bahia, as relações entre ciência, tecnologia e sociedade se transformam e se expressam na utilização dos princípios pedagógicos da construção coletiva do conhecimento, da intervenção social, ancoradas na concepção de trabalho como princípio educativo, sendo estas as bases teórico-práticas do projeto selecionado.

A estudante Bruna Barreto acredita que após ter realizado a pesquisa passou a ter um olhar mais consciente sobre a importância em preservar o meio ambiente. “Hoje tenho consciência sobre o uso racional da água e passo isso para a comunidade onde nasci e cresci. Além do mais, falar sobre o Rio é falar sobre nossa realidade, sobre o nosso bairro. Tenho certeza que colocarei o aprendizado em prática e incentivarei os meus vizinhos para preservarem o meio ambiente e, em especial, o Rio que é fonte de vida e hoje é um esgoto”, reflete a estudante.

Rio Camarajipe - Não é a primeira vez que Rio Camarajipe é assunto de destaque no CEEP. Por meio do jornal “A voz de Gaia”, na edição de maio de 2010, vencedora da premiação, os estudantes relataram a situação do Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano. Mostraram como o rio, de 14 km, está sendo impactado ao longo dos anos principalmente por questões decorrentes da expansão urbana. São impactos gerados, por exemplo, pelo acúmulo de lixo, despejo de efluentes, derrubada de matas ciliares e ocupação das margens por construções irregulares. Há relatos que na década de 70, o rio teve seu curso alterado. Na edição do jornal, são apresentadas também consequências para a população em função da poluição do Camarajipe: enchentes, proliferação de ratos e mosquitos e de doenças. Apresentam ainda, relatos de moradores antigos sobre o tempo em que o rio era vivo, quando se podia tomar banho e até pescar.

A experiência do jornal foi tão bem sucedida que o impresso passará a ter edições semestrais, sempre com a temática envolvendo “Popularização da Ciência”. As próximas edições contam com o envolvimento direto dos/as estudantes dos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização, Eletrotécnica e Logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário