quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estudantes do CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira no XVII Festival Internacional de Canto Coral, em Paris-França


Luane Esquivel, 18, estudante do 1º ano do curso médio regular, do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), em Salvador, é umas das integrantes do projeto Canto Coral das Culturas Afro-Brasileira e Indígena. Por meio do projeto realizado pelo Centro, ela e mais 21 estudantes do Centro estão em Paris-França, desde o último sábado (dia 27), no Palácio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), representando a Bahia no XVII Festival Internacional de Canto Coral. A temporada terminou ontem (dia 02).

A oportunidade de participar do Festival ocorreu por meio do convite da Unesco e o coral contou com o apoio e incentivo do Governo do Estado. “Será uma experiência sensacional e de muito crescimento cultural para os estudantes da rede pública de ensino. Além de conhecer ao vivo e em cores o berço da cultura mundial, eles terão a oportunidade de um intercâmbio cultural que contribuirá, também, para levar para lá a nossa musicalidade e suas origens”, avalia o diretor do CEEP Newton Sucupira, Ruy Braga.

A dona de casa Maria Lúcia Esquivel, mãe da estudante, revela estar com muitas saudades e ansiosa para dar um abraço na filha. “A saudade é muita, nunca fiquei longe da Luane. Esta é a primeira viagem realizada por minha filha”. Maria Lúcia afirma ter sido o melhor presente de aniversário que a estudante recebeu. “Minha filha está muito feliz. Ela completou 18 anos no dia 14 de janeiro, não tenho dúvidas de que este foi o melhor presente de aniversário de toda a sua vida. Vejo tudo isso como uma experiência única: estar em contato com novas culturas e representar a rede de Educação Profissional da Bahia”, disse emocionada.

A ação tem todo o apoio da SUPROF, pois expressa a concepção implantada na educação profissional da Bahia a partir de 2008, voltada para a formação integral do estudante, enquanto pessoa humana, trabalhador/a e sujeito de direitos. E, sem dúvida, A arte é parte indispensável desta formação.

Estréia- O coral estreiou no festival, último sábado, 29, com um repertório mesclado de canções brasileiras de nomes como Gilberto Gil, Villa-Lobos e Saul Barbosa, além de músicas em iorubá e em idiomas indígenas.

Além da apresentação, os estudantes terão a oportunidade de visitar um dos mais importantes museus do mundo, o Louvre, além do Museu da Música, Museu d´Orsay, Museu de Arte das Culturas da África e da Oceania e Museu de Arte Moderna. Também comparecerão ao Bairro da Ópera, onde está o Palácio da Ópera de Paris, uma edificação de estilo neobarroco que atrai, sobretudo, por sua riqueza arquitetônica.

Os estudantes irão ver, ainda, as badaladas Galerias Lafayette, a Basílica do Sagrado Coração e o bairro Montmartre, onde pintores e retratistas expõem seu trabalho ao redor da praça cercada de bares e restaurantes, bem como farão um passeio à Euro Disney. Ou seja, verdadeiras aulas de história, arte e geografia, na perspectiva da formação integral dos sujeitos que aprendem.

O CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, situado no bairro de Mussurunga, em Salvador, foi instituído pela portaria 8301, do dia 02 de dezembro de 2010, em substituição a antiga Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, devido à boa qualidade dos cursos oferecidos. A partir deste semestre, passará a ofertar os cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva, nas formas de articulação Ensino Profissional Integrado (EPI), Subsquente e Proeja (Educação Jovens e Adultos).

Com informações do Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário