sexta-feira, 29 de abril de 2011

CETEP Portal do Sertão realiza Projeto de Inclusão Digital

Colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula para o benefício da sociedade é uma das ações está sendo realizada pelos/as estudantes do 3º ano do curso técnico em informática, do Centro Territorial de Educação Profissional/Portal do Sertão, em Feira de Santana. O trabalho está se tornando concretizado por meio do projeto inclusão digital “Escola Digital”, em que os estudantes vêm prestando serviços à sociedade, amadurecendo seus conhecimentos e se preparando cada vez mais para atuar no mundo do trabalho.

Os/as futuros/as técnicos/as estão dando dão suporte técnico aos computadores do Centro e ministram curso de informática básica, com duração de 40h, para a comunidade do Distrito de Pedra Ferrada, localidade onde o Centro está situado. Jaqueline de Azevedo, gestora do CETEP Portal do Sertão, explica que a idéia é expandir o projeto: “Pretendemos ministrar aulas de informática básica e consertar os computadores não só da nossa escola, mas das unidades escolares municipais e estaduais do município e região. Para isso, contamos com o apoio da DIREC- 02.”

Segundo Gean Lima, professor articulador do curso técnico em informática, atividades de extensão como esta, possibilita aos/as estudantes vivenciarem, minimamente, as demandas e responsabilidades que o exercício da profissão exige. "Essa experiência proporciona, capacita e estimula os futuros técnicos a pensarem estrategicamente, implementando projetos e gerando conhecimentos na sua área de atuação", explica.


Ana Paula Junqueira, 19, é uma das integrantes do projeto. Ela comenta que após colocar os seus conhecimentos em prática se sente bastante segura para adentrar no mundo do trabalho. “Fazer este curso sempre foi meu objetivo. Me sinto muito feliz e realizada. E o melhor de tudo é que estou fazendo bem a comunidade", disse.



O CETEP do Portal do Sertão



O Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão (CETEP do Portal do Sertão), em Feira de Santana, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à antiga Escola Agrotécnica Dr. Francisco Martins da Silva. Nele, também são ofertados os cursos técnicos em agroindústria, agropecuária, edificações e enfermagem.


Abrangência no Território


O CETEP do Portal do Sertão atende ainda outros municípios do Território: Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Neste Território, também está instalado em Feira de Santana, o Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, onde são ofertados os cursos Técnicos em: Agroindústria, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Contabilidade, Design, Produção de Moda, Eletrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Química, Manutenção Automotiva, Mecânica Industrial, Linguagem de Programação e Técnico em Informática.

O curso Técnico em Informática também é ofertado no Colégio Estadual Conceição do Jacuípe, em Conceição do Jacuípe e o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, em Amélia Rodrigues. E ainda em Feira de Santana, são ofertados o Técnico em Comércio, no Colégio Estadual de Feira de Santana, e o Técnico em Informática, no Colégio Estadual Dr. Jair Santos Silva.

Por meio do Programa TRILHA / ProJovem Urbano (Formação Inicial e Continuada) também acontece qualificação profissional nos municípios de Santa Bárbara, no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, com oferta do curso de Agroextrativismo e em Amélia Rodrigues com oferta do curso de Metalmecânica, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário