domingo, 3 de abril de 2011

Secretaria da Educação forma novos técnicos de nível médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza na próxima terça-feira (5/04), às 19h, no Centro de Convenções, a formatura de técnicos de nível médio do Plano de Educação Profissional. A solenidade contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da educação Osvaldo Barreto, do superintendente da educação profissional Almerico Lima e de cerca de dois mil convidados entre eles pais, professores e servidores das unidades educacionais.

Os estudantes concluíram o curso no final do ano passado. Eles são oriundos de quatro Centros Estaduais e cinco Unidades Escolares que ofertam Educação Profissional em diversos bairros de Salvador. Entre os concluintes está a técnica em Informática, Emily França, formada pelo Instituto Central de Educação Isaías Alves. Antes mesmo de participar da formatura, ela já conquistou um emprego. Foi contratada pela empresa em que realizou o estágio. “Além de ser formada para o mundo do trabalho, sei que fui formada para vida. Estou muito feliz pela conquista. Só tenho a agradecer”, afirma.

Durante o período do curso, os estudantes receberam formação pedagógica pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia que tem o Trabalho como principio educativo. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.

O Superintendente da Educação Profissional Almerico Lima reafirma o compromisso do Governo para garantir a qualidade e reconhecimento dos cursos técnicos de nível médio, como uma política pública de Estado permanente.


Formanda pelo Curso Técnico em Análises Clínicas, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, Maria das Graças, 45, comemora a formatura. “Passei vinte anos sem estudar. Às vezes tenho a impressão que estou vivendo um sonho. A parte melhor de todo este momento, é que poderei fazer o bem à comunidade de Caixa D’Água, bairro em que nasci e moro até hoje, colocando em prática o meu aprendizado”, relata emocionada.


Marco - A Formatura dos técnicos de nível médio da rede estadual de Educação é um evento anual que acontece, desde 2009, em todos os Territórios de Identidade, nos municípios sede dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. Em Salvador, pela concentração de unidades e pelo caráter simbólico, desde 2010 é realizada uma formatura coletiva, reunindo todas as unidades da rede estadual do município. No ano passado, foram formados 260 técnicos na capital.


Educação profissional em números – A atual gestão modificou o cenário da Educação Profissional na Bahia, com a implantação de uma ampla e diversificada rede, presente em 104 municípios, que já registra o número recorde de 43 mil matrículas, mais de dez vezes superior às 4 mil vagas oferecidas em 2006. Somente em 2010 essa transformação demandou um investimento direto de R$ 64,6 milhões, em recursos federais e estaduais.


Com esse ritmo de crescimento, a rede estadual pública de Educação Profissional da Bahia se tornou a terceira maior do país em números de matrículas, sendo superada apenas pelas redes de São Paulo e Paraná. O número de unidades escolares aumentou 415%, passando de 12 unidades específicas (escolas agrotécnicas e Centros de Educação Tecnológica) e de 22 escolas de ensino médio em 2006 para as atuais 39 unidades específicas, os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, e 102 escolas de ensino médio.

Com relação à presença nos municípios, a educação profissional na Bahia foi expandida em 473%, passando de 22 para 104 municípios atendidos. A ampliação e diversificação dos cursos buscaram atender às demandas territoriais, envolvendo consultas às comunidades locais. O crescimento foi da ordem de 265%. Antes, eram apenas 26 cursos de seis eixos tecnológicos.

Serviço


Local: Centro de Convenções da Bahia

Data: 5.04.2011 (terça-feira)

Horário: 19h


O que é: Cerimônia de Formatura 2010 dos Técnicos de Nível Médio de Salvador


Cursos dos Formandos 2010


Análises Clínicas (60): Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira

Eletromecânica (41): Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira

Enfermagem (93): Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira

Instrumento Musical (07): Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design

Informática (30): Colégio Estadual da Bahia - CENTRAL

Instrumento Musical (12): Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Informática (12): Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Informática (11): Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici

Informática (40): Instituto Central de Educação Isaías Alves - ICEIA

Logística (59): Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário