sexta-feira, 13 de maio de 2011

África e Escravidão Colonial é tema de palestra no CETEP Vale do Jiquiriça




E foi por meio de abordagens lúdicas e educativas, que os/as estudantes do 3º Ano do curso técnico em Agroindústria, juntamente com o professor Rosival Souza, ministraram o seminário A África e a Escravidão Colonial. O evento procurou analisar o contexto histórico do dia 13 de maio, data em que comemoramos a Abolição da Escravatura. A ação faz parte da perspectiva de formação integral e o trabalho como princípio educativo, pautados no Plano de Educação Profissional da Bahia.


Na oportunidade, os/as estudantes desconstruíram os preconceitos, racismo e esteriótipos existentes em torno da figura do negro. Daniel Santos, gestor do Centro, explica que “as representações da África e de seus descendentes no Brasil, são construções históricas e ideológicas. Por isto, esta a importância de compreender a relação Histórico-cultural entre Brasil e África, reconhecendo o continente africano e o seu povo como portadores de histórias, valorizando a sua importância para a evolução da humanidade”, disse.

Para a estudante do 3º Ano do curso técnico em Agroindústria Angeli Silva, “o estudo sobre a África Antiga e a escravidão é de fundamental importância para nossa formação como pessoa. Aprofundamos nossa visão sobre as riquezas, os grandes reinos e civilizações. Está sendo uma experiência muito legal e proveitosa. Aprendemos muito sobre a cultura e costumes de um povo tão sofrido e que algumas sociedades sempre desprezam."


O CETEP do Vale do Jequiriçá

O Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (CETEP do Vale do Jequiriçá), em Amargosa, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à antiga Escola Agrotécnica de Amargosa. Além do curso técnico em Agroindústria, oferta os cursos técnicos em Agricultura , Agroecologia e Enfermagem.


Abrangência no Território - O CETEP do Vale do Jequiriçá também atende aos municípios que compõem o Território: Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Lagedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.

2 comentários:

  1. Há previsão de inscrições para os cursos técnicos ?

    att:joane martins

    ResponderExcluir
  2. Prezada,

    para a forma de articulação Proeja haverá matrícula em algumas unidades/Centros, em Julho deste ano(2011. Na forma de articulação Prosub deverá ter inscrição para o sorteio eletrônico em outubro/novembro do ano corrente, a seleção será feita por meio de sorteio eletrônico. Já o EPI a matrícula será divulgada conforme calendário da Secretaria da Educação. Nos acompanhe para ter mais informações aqui no Blog, nas redes sociais - Facebook/Twitter, ou no Portal da Educação.

    Adm Blog

    ResponderExcluir