terça-feira, 24 de maio de 2011

CETEP Extremo Sul promove I Semana de Enfermagem

Verificação da pressão arterial, realização de teste de glicemia, orientações sobre tipo sanguíneo (fator RH) e procedimentos em caso de picada de animais peçonhentos serão algumas das ações prestadas pelos/as estudantes do curso técnico em Enfermagem durante a I Semana de Enfermagem do Centro Territorial de Educação Profissional Extremo Sul (CETEP Extremo Sul), em Teixeira de Freitas. A atividade começa hoje (dia 24) e prossegue até amanhã(dia 25). O evento é aberto ao público.

Com o tema Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação, a atividade pedagógica procura esclarecer a comunidade estudantil do Centro e à sociedade assuntos como dimensão ética e moral do cuidado de enfermagem, consequências das doenças psicossomáticas, violência na 3º idade, tendências do mundo do trabalho para os futuros técnicos em Enfermagem e desafios da carreira nos dias atuais. As palestras, mini cursos, workshops e discussões serão ministradas por profissionais da área de Enfermagem e médica do município de Teixeira de Freitas e por professores do curso técnico de Enfermagem do Centro.


Por meio desta atividade de extensão, além de colocar em prática os conhecimentos e o processo de aprendizagem adquiridos nas salas de aula, por prestação de serviços à sociedade, os/as estudantes colocam em prática o princípio pedagógico da intervenção social, adotado pela Superintendência da Educação Profissional (Suprof) para os cursos de Educação Profissional do estado.

A atividade tem como base “O trabalho como princípio educativo”, bases conceituais e pedagógicas do Plano de Educação Profissional da Bahia. Isso significa que o trabalho é reconhecido não apenas pelo seu valor econômico, mas pelo seu aspecto social e histórico, como princípio da formação do ser humano integral. Além disso, o trabalho também é reconhecido no seu caráter filosófico e epistemológico de produtor de conhecimentos, o que implica reconhecimento dos saberes do trabalho.

Ou seja, para além de preparar os jovens e trabalhadores/as baianos/as para o mundo do trabalho preparando-os/as para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, o objetivo compreende também que o/a estudante torne-se uma pessoa e um/a cidadão/ã pleno/a, um/a sujeito/a de direitos capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário