terça-feira, 24 de maio de 2011

Colégio Estadual Manoel Novaes promove formação musical de estudantes

Violino, piano, guitarra, violoncelo, baixo elétrico, clarinete, saxofone, trombone, trompete, bateria, violão e flautas doce e transversal. Estes podem ser os instrumentos de uma escola de música ou de uma orquestra sinfônica. Mas eles também fazem parte do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, que oferece cursos técnicos e oficinas de música para os estudantes. A unidade faz parte da rede de Educação Profissional do Estado voltada à formação e qualificação de jovens e trabalhadores/as, para que possam atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.


Um dos estudantes do curso é Silas da Silva, que está há três anos no curso técnico de piano, recebendo acompanhamento teórico e prático dos professores. Além das aulas, o estudante participa de apresentações e faz planos para o futuro. “Eu termino o curso no ano que vem, então já estou pensando em fazer vestibular para música e seguir a carreira na área. O que eu mais gosto é música clássica, então quero tocar em orquestra ou coral”, ressalta.

Ao todo, cerca de 200 alunos recebem formação musical. As vagas dos cursos técnicos que não são preenchidas se transformam em oficinas para os estudantes do ensino médio regular, interessados em aprender a tocar um instrumento. Mas não há distinção entre as duas modalidades, como explica o professor de violino Sérgio Teixeira. “Nossas oficinas são direcionadas para o aprendizado do instrumento e voltadas para a formação do músico. Temos ex-alunos que são músicos atuantes no mercado de Salvador, integrantes de bandas, compositores, instrumentistas de música popular e orquestras sinfônicas, além daqueles que se tornaram professores de nível médio e até universitário”, explica.

Desde que foi fundado, há 19 anos, o Colégio Manoel Novaes já possuía os antigos cursos profissionalizantes na área de música. Após a mudança para os atuais cursos técnicos, com o Plano de Educação Profissional da Bahia, a unidade já formou duas turmas e mantém a oferta de vagas nas oficinas.

9 comentários:

  1. Ow gostaria de saber mais sobre isso. Precisa fazer a inscricao quando tem no site e? Eu ja curso um que passei to fazendo. E ai posso fazer tambem? COmo é a inscrição???? Tenho mtu interesse. Me respondam pode ser no meu blog tb, mais respondam por favor. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cammy!

    Estas oficinas fazem parte da formação dos estudantes do curso técnico de nível médio. Outra unidade que também oferta cursos semelhantes em Salvador é o Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  3. Oi, por favor quando começa as incrições para os respectivos cursos tecnicos???qual o criterio de seleção??
    grata!
    Gilvania

    ResponderExcluir
  4. Gil,

    boa tarde! Provavelmente, no final do ano, será iniciado as inscrições. Acompanhe notícias aqui no Blog da EP, nas nossas redes sociais: @EPdaBahia,Facebook/Orkut:Educação Profissional da Bahia e no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

    Att,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  5. tenho 43 anos e sou amante de violão sou baleiro e não tenho condições de pagar um curso vcs poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Prezado Hélio,

    boa tarde! Caso você tenha feito o ensino médio na rede pública, você poderá se inscrever em um dos cursos ofertados pelo CEEP em Artes e Design, em Salvador.

    Fique atento as nossas notícias.

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde! As inscrições serão iniciadas no final do ano. O processo de inscrição será amplamente divulgado aqui no Blog da EP, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e nas nossas redes sociais(Twitter:@EPdaBahia,Facebook/Orkut: Educação Profissional da Bahia). Adm do Blog

    ResponderExcluir
  8. Olá eu já estou no 3° ano do ensino medio,gostaria de fazer o curso tecnico em musica,eu teria que voltar ao 1° ano pra realizar ou poderia somente fazer o tecnico desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Ana Paula,

    Boa tarde! Solicitamos que você entre em contato com a direção da sua unidade. Veja na unidade quais as formas de articulação que são oferecidas.

    Obrigada.

    Abs,

    ResponderExcluir