segunda-feira, 9 de maio de 2011

Consumo consciente de energia elétrica é tema de campanha do CEEP Newton Sucupira

Estudantes do curso técnico em Eletromecânica e Eletrotécnica do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), em Salvador, realizam campanha educativa sobre o consumo consciente de energia elétrica residencial. A ação está sendo baseada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, estruturando o currículo da educação profissional da Bahia.

Intervenções nas residências do bairro de Mussurunga, localizadas próximas a Unidade Escolar, e palestras no próprio Centro também serão realizadas. Intitulado A luz da nova realidade, o projeto procura sensibilizar a comunidade sobre a importância de evitar o consumo excessivo de energia elétrica. A ação evidência a responsabilidade social exercida pelo CEEP Newton Sucupira, colocando em prática um dos princípios do Plano de Educação Profissional da Bahia.

Segundo o gestor, a comunidade que reside próximo a escola convive constantemente com riscos de incêndio em suas residências. “ Nesta etapa inicial da campanha, em Assembléia Coletiva, realizado no Centro, foi indicado o cadastramento das casas, diante da análise dos dados, selecionaremos dez casas, dando inicio ao projeto”.

As condições de riscos pontuadas são fios expostos ou com emendas, sem proteção; eletrodomésticos ligados por meio de contatos fio a fio; disjuntores fora do padrão, entre outras irregularidades que comprometem a segurança não só da residência, mas de toda a comunidade.

Após conclusão da Campanha, os/as estudantes irão adquirir conhecimento teórico-prático suficiente para a elaboração e execução de um projeto elétrico residencial. A carga horária das atividades contará como estágio supervisionado.

Ruy Braga, gestor do Centro, “espera que a comunidade beneficiada pelo projeto, construa a partir dessa ação uma consciência sustentável e responsável sobre o uso e benefícios de uma instalação elétrica planejada, fatores que resultarão na diminuição do custo mensal do consumo de energia elétrica”, explicou.

CEEP Newton Sucupira

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP Newton Sucupira), em Salvador, foi instituído pela portaria 8301, de 02 de dezembro de 2010, em substituição à Escola Técnica Estadual Professor Newton Sucupira.

No CEEP Newton Sucupira são ofertados os cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário