sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação Profissional é destaque na Plenária do PPA-P realizada no CETEP de Itapetinga

A estudante Sandy Ribeiro, 18 anos, moradora de Itororó, expressa a felicidade por estar perto de concluir a formação profissionalizante. Aluna do curso Técnico de Enfermagem, no Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP de Itapetinga), localizado no município, ela considera essa uma grande realização e lembra que se estudasse numa instituição particular a família desembolsaria mais de R$ 500 mensais.

“Antes, no município, não tínhamos acesso à educação profissionalizante e precisávamos sair da cidade. Agora temos futuro garantido”, disse. A alegria de Sandy e de mais 804 alunos é ainda maior porque o centro profissionalizante surgiu de uma reivindicação dos moradores do Território de Itapetinga, durante a consulta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2008-2011, atendida pelo Governo do Estado. “Acho fundamental propormos ações porque a comunidade sempre será a principal beneficiada”.



O CETEP oferece outros cinco cursos - Agroindústria, Agroecologia, Informática, Cooperativismo e Administração. O professor e articulador de estágio do curso Técnico de Informática, Adailton Anunciação, enfatizou o papel descentralizador do PPA Participativo. Segundo ele, é importante que os diversos segmentos da sociedade discutam melhorias para a região, propondo e fiscalizando as ações desenvolvidas em cada cidade do território.

“Este centro profissionalizante é um exemplo da política de descentralização. A população sai da condição passiva de esperar pelo governo. Por meio do PPA Participativo, ela também pode propor melhorias, e o Cetep é fruto destas discussões”, recordou.

De acordo com o diretor geral da Executiva do Território de Identidade de Itapetinga, Edson Vieira, a população da região foi ainda beneficiada com muitas ações propostas no PPA anterior, a exemplo da construção de conjuntos habitacionais, ampliação do policiamento com entrega de viaturas, implantação do Centro Territorial de Educação Profissional e do Centro de Referência da Mulher, entre outras.

Este ano o governo estadual está realizando plenárias do PPA Participativo 2011-2015 nos 26 territórios de Identidade. Nesta quinta-feira (5) aconteceu a consulta pública no Território de Itapetinga que é composto de 13 municípios - Itapetinga, Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória.


Propostas apresentadas
Mais de 300 pessoas da sociedade civil organizada discutiram diversos temas na plenária realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itapetinga. Entretanto os eixos com maior destaque foram Educação, Infraestrutura e Agropecuária. Os participantes sugeriam para a educação fortalecimento do centro profissionalizante, ampliação do quadro de professores por meio de concurso público, investimento em transporte escolar, escola de tempo integral, ampliação de unidades de curso superior na modalidade de EAD (Ensino à Distância), entre outros.



Para a Agropecuária, os 40 integrantes do grupo de discussão não mediram esforços para desenvolver propostas que realmente beneficiassem o território de identidade. Entre os participantes, notava-se a presença de muitos jovens com menos de 18 anos como o aluno do curso Técnico em Agropecuária, Pedro Sillas, 16. De acordo com ele, a participação no PPA surgiu após ‘provocação’ de uma professora, que mostrou a importância de se discutir melhorias para o município e região. Sillas e os amigos sugeriram a implantação de uma cooperativa de agricultores familiares para facilitar o desenvolvimento da produção e a comercialização dos produtos. “Nossa região é muito forte na agropecuária. Itapetinga é conhecida pela pecuária. Então, nada mais interessante do que estudarmos o assunto e propor soluções para o setor”, disse.

Ainda na plenária foram apontadas necessidades como melhoramento genético de animais, ampliação da assistência técnica, capacitação de gestão empreendedora para pequenos produtores e implantação de frigorífico e abatedouros.

Na área de infraestrutura, o foco das discussões foi a recuperação das estradas vicinais. A coordenadora de Expansão Econômica de Itambé, Fabiana Agra, destacou que a restauração das vias de acesso aos municípios é essencial para dinamizar o escoamento da produção. “Neste momento uma de nossas prioridades é a recuperação das estradas, que vai beneficiar muito os pequenos produtores”.

A plenária realizada no Território de Itapetinga foi organizada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e da Educação (SEC). O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, reafirmou a importância da população participar das discussões. De acordo com ele, “o PPA Participativo demonstra a vontade do governo de democratizar as relações sociais de nosso estado”. Todo cidadão também pode contribuir para a elaboração do Plano Plurianual encaminhando sugestões pela internet.


FONTE: Com informações da SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário