sexta-feira, 20 de maio de 2011

Horta Mista é produzida no CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce

Estudantes do 1° e 2° ano do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce (CEEP em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce), em Simões Filho, estão produzindo uma horta mista para cultivar legumes e hortaliças que serão utilizados na produção da merenda escolar da Unidade. Por não fazer uso de agrotóxicos, os alimentos cultivados podem ser classificados como orgânicos.

A ação evidencia o compromisso do Centro: formação integral com base no Trabalho como principio educativo. Nesta perspectiva, diversos conteúdos e abordagens confluíram para o estudo teórico e prático de um miniecossistema de produção, cujos frutos serão utilizados para o benefício da sociedade, no caso a comunidade escolar.

A ação pedagógica é atividade da disciplina Ecologia e Biodiversidade e está possibilitando aos/as estudantes a experiência do trabalho em grupo, manuseando técnicas ambientais como cultivo da terra, das hortaliças e legumes, escolha do adubo.

Esta horta mista, especificamente, é composta por seis leras com 1 metro de largura por 5 metros de comprimento (cada), constituídas em alvenarias de blocos cerâmicos rebocados e preenchidos por adubo orgânico e terra para cultivar os legumes e as hortaliças.


Rita Nascimento, coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, explica que a horta está sendo construída em uma área ociosa do Centro. Divididos em grupos, os/as estudantes são responsáveis por regar as hortaliças e realizar o plantio. Desta forma, eles estão colocando em prática os/as conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo qualificados e formados para serem profissionais competentes, éticos, cidadãos/ãs participativos, responsáveis, críticos e criativos. Ao concluir o curso, estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.

Estudante do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Mike Borges, conta que a experiência está sendo ­­­­­­­­­­­­­proveitosa e já pensa em fazer uma horta mista em casa. “No momento em que preparamos o solo para realizar o plantio das hortaliças e legumes, vemos o quanto é importante prestar atenção nas aulas teóricas, me sinto seguro para realizar a atividade. Agora quero praticar mais e mais”, disse.

Marcio de Almeida, vice-diretor Técnico Pedagógico, disse que por meio de ações como esta, os/ as estudantes passam a ter conhecimento da função social que possuem na sociedade. “É uma ação de responsabilidade socioambiental, em que o conhecimento científico contribui para práticas inovadoras já conhecidas, como por exemplo, a preservação do meio ambiente”, explicou.


Passos para fazer uma Horta Mista


Delinear os canteiros observando a luminosidade do espaço trabalhado;

Nivelar o solo dos canteiros à profundidade de até 30 cm, removendo pedras e raízes;

Adicionar adubo animal, aproximadamente 2 Kg/m² de solo, 50 g. de Cal Hidratada (CaOH)/ m² que servirá como fonte de cálcio para as hortaliças e legumes;

Misturar a terra com enxada, nivelando a superfície.

Irrigar antes de plantar as sementes;

As sementes devem ser irrigadas periodicamente


CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce



O Centro Estadual de Educação Profissional em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce (CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce), em Simões Filho, foi instituído pela portaria 15285, de 10 de outubro de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Irmã Dulce. Além do curso técnico em Meio Ambiente, nele são ofertados os cursos em Análises Químicas, Segurança do Trabalho, Cozinha e Biocombustíveis.

Atende aos demais municípios do Território da Região Metropolitana de Salvador: Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Salvador e Vera Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário