sexta-feira, 3 de junho de 2011

Estudantes da Educação Profissional comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 05), ações pedagógicas voltadas à proteção da natureza estão sendo realizadas durante toda a semana na Rede Estadual de Educação Profissional. Os estudantes do Técnico em Meio Ambiente, por exemplo, promovem práticas sustentáveis como plantio de árvores nativas, mutirões de limpeza, seminários e palestras sobre o tema. As ações são abertas a participação da comunidade.

No Centro Estadual de Educação Profissional das Águas (CEEP das Águas), em Barra, acontece desde o dia 31 e segue até hoje (dia 03), a I Semana do Meio Ambiente do Centro. A programação envolve palestras sobre temas como Biodiversidade da APA Dunas Veredas e a importância do Rio São Francisco para os ribeirinhos. Também contempla oficinas ambientais sobre questões como compostagem, lixo escolar e coleta seletiva, reflorestamento, energia e água. O encerramento será marcado por uma caminhada ecológica com plantio de mudas nativas, como umburana de cheiro, ipê e aroeira nas dependências do CEEP e na praça principal da cidade.

No CEEP do Campo Milton Santos acontece nos próximos dias 05 e 06, a I Semana do Meio Ambiente. Serão realizadas oficinas sobre coleta seletiva do lixo, reaproveitamento das garrafas pets na ornamentação, técnicas de compostagem para obtenção de adubo orgânico e sobre opções do trabalho com a argila. Áreas desmatadas ao redor do Centro serão recuperadas com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e de frutas tropicais que serão usadas na merenda escolar.

Já no CETEP de Itaparica, em Paulo Afonso, os/as estudantes irão realizar sábado (dia 04), um mutirão de limpeza no Bairro Prainha, recolhendo latas de alumínio, garrafas pets e papéis nas residências. Também irão prestar orientações aos moradores sobre as consequências de se jogar lixos em lugares inadequados.

Diferentes atividades são realizadas também nas unidades escolares que ofertam Educação Profissional. No Colégio Estadual Cidade de Camaçari, os futuros técnicos em Meio Ambiente apresentam nas dependências do colégio, o resultado do Projeto Comunidade Sustentável desenvolvido na segunda unidade. Dentre as atividades previstas na mostra estão: peças teatrais, exposições, coral, plantio de mudas e uma mostra de projetos voltados para a sustentabilidade da comunidade, abordando temas como educação ambiental, segurança no lar, sabão ecológico, energia alternativa, reaproveitamento de água, resíduos sólidos, artesanato e lixo eletrônico.

Márcia Ferraz, 37, estudante do CETEP de Itaparica está motivada com a escolha que fez para o seu futuro. “Sabemos que nossa qualidade de vida depende de atitudes conscientes. Hoje tenho mais consciência de quanto é importante colocar em prática o que aprendi em benefício da comunidade que moro”, explicou.

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa de todos! Parabéns aos estudantes e educadores pela vontade e realização de ações dessa natureza. Cuidar, preservar e conservar o meio ambiente, desenvolver idéias sustentáveis e a prática da educaçao ambiental são atitudes sábias de qualquer indivíduo.E...como não poderia deixar de ser, o ACM de Arraial d'Ajuda também participa da semana do meio ambiente realizando a 1ª Gincana Ecológica, numa iniciativa dos estudantes do Curso Técnico em Lazer onde serão relizadas atividades recreativas e educativas nesse tema nos dias 09, 10 e 11 de junho.

    ResponderExcluir