quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estudantes da Educação Profissional resgatam tradições juninas

Bandeirolas, canjica, pamonha e arrasta-pé. Mais que símbolos da festa de São João, para estudantes da Educação Profissional, estes são apenas alguns dos pretextos para transformar o momento festivo em oportunidade de aprender. Vários centros estaduais, territoriais e unidades de ensino que ofertam Educação Profissional, foram transformados em um grande arraial.

A atividade pedagógica buscar resgatar a cultura nordestina, ao associar os conteúdos da matriz curricular com práticas culturais e recreativas. Contribui, assim, para a formação integral dos estudantes na medida em que envolve a arte, cultura e história.

No Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano, em Barreiras, acontece amanhã, (dia 16), às 20h, o III Forró do CETEP. Os estudantes de Agropecuária, Informática e Enfermagem irão ministrar palestra sobre as tradições juninas. Depois, a festa continua. A quadrilha Raios de Sol será uma das atrações.

Sara Raissa, do Técnico em Informática contou como foi o envolvimento dela e dos colegas na atividade. “Por que esta festa acontece? Esse é o nosso grande questionamento, pesquisamos sobre isto e vamos contar a história do São João,” disse.



Também acontece amanhã (dia 16), no CETEP Sertão Produtivo, em Caetité, o Arraiá Profissioná. Será eleita a rainha do arraial e haverá concurso de quadrilha e de comidas típicas.

No CETEP da RMS, em Camaçari, acontece na próxima terça-feira (dia 21), às 16 h, o I Arraiá do CETEP. A animação fica por conta do forró pé de serra e quadrilhas.  Estudantes do CETEP de Itapetinga, nos dias 23 e 24 de junho, irão realizar a Caminhada Junina pelas ruas de Itororó. Em seguida, na praça principal, irão prestar serviços à sociedade. Os futuros técnicos em enfermagem, por exemplo, darão orientações sobre DST’s/Aids e sobre as consequências do uso abusivo do álcool.

A quadrilha rimada e o balaio junino não faltaram no CETEP Bacia do Jacuípe, em Ipirá. Na última sexta-feira (dia 10), os/as estudantes de Agropecuária, Comércio e Calçado promoveram uma quermesse, com direito a comidas típicas e muito forró.

Um comentário:

  1. O CETEP RECÔNCAVO PARTICIPOU DA QUADRILHA JUNINA EGANHOUEM 1º LUGAR. TAMBÉM ESTARÁ REALIZANDO A FESTANÇA JUNINA COM MUITA ALEGRIA E ANIMAÇÃO DIA 21/06/11. AO TEMPO EM QUE OS ALUNOS APROVEITARÃO AFESTA PARA ORIENTAR SOBRE O USOABUSIVO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS. BOAS FESTAS PARA TODOS.

    ResponderExcluir