quarta-feira, 13 de julho de 2011

Encontro discute matriz curricular do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer

O turismo está relacionado à qualidade de vida das pessoas e contribui para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado ao propiciar lazer para quem vem e emprego e renda para quem recebe. Não à toa, a Rede de Educação Profissional do Estado oferta diferentes cursos no Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, na perspectiva de que os futuros técnicos se beneficiem deste desenvolvimento alinhado à preservação da natureza, da história e da cultura. Neste contexto de formação profissional, a matriz curricular é essencial e está sendo discutida por professores e gestores de Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio.

Reunidos desde ontem e também nesta quarta-feira (dias 12 e 13), no Hotel Vilamar, em Salvador, no I Encontro Pedagógico sobre Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, os gestores e professores estão revendo os componentes curriculares e devem escrever as matrizes a partir das diferentes realidades e olhares.

Ao abrir o encontro, o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destacou a necessidade deste tipo de atividade e da metodologia de construção coletiva da atualização das matrizes. Segundo ele, ao reunir gestores e professores de diferentes territórios, que têm percepções e vivências de realidades distintas da Bahia, o Estado possibilita uma Educação Profissional cada vez mais voltada à formação integral dos futuros técnicos.

“Um evento deste objetiva refletir coletivamente conteúdos e metodologias da Educação Profissional. Com estas discussões, vamos obter uma matriz mais atualizada com o mundo contemporâneo e mais adequada à concepção de Educação Profissional que adotamos”, explicou.  

Representando a Secretaria de Turismo do Estado, o assessor especial José Carlos de Oliveira, ressaltou a importância da matriz curricular na preparação dos técnicos de nível médio, cuja demanda é crescente no mundo do trabalho, sobretudo em um estado com a potencialidade da Bahia. “Temos uma demanda crescente por formação profissional. Só para citar como exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e a consolidação da atividade turística no Estado”.

Para Márcio Fontes, articulador do curso técnico em Hospedagem do Colégio Estadual Cachoeira, em Cachoeira, a atualização curricular propiciará “mais e mais a qualidade pedagógica dos nossos cursos, para fazermos o melhor pela formação dos nossos futuros técnicos”. Maria Aparecida, vice-diretora, do CETEP do Extremo Sul II, em Eunápolis, concorda. “Aqui estamos pensando em um currículo abrangente para que nosso estudante se beneficie das demandas existentes nesta área”, acrescentou.

Na oportunidade, os participantes também discutem a organização do II Encontro dos Estudantes do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, a ser realizado de 12 a 14 de setembro próximo em Arraial D' ajuda, Porto Seguro, Território do Extremo Sul.

Amanhã e sexta-feira (dias 14 e 15), também no Hotel Vilamar, será realizado com o mesmo objetivo, o II Encontro Pedagógico Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.

Confira o áudio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário