quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estudantes do Técnico em Agroindústria participam de Feira de Ciências em Jaguaquara

Os moradores da cidade de Jaguaquara, no Território de Identidade do Vale do Jequiriçá, estão convidados a participar nesta quinta (dia 18) e sexta-feira (dia 19), da I Feira de Ciências do Curso Técnico em Agroindústria realizada pelo Colégio Estadual Pio XII. Os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do curso técnico de nível médio em Agroindústria irão apresentar resultados de ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

A abertura da feira será amanhã, às 19 h, no auditório da unidade escolar, com a palestra A importância do Método Científico e da Pesquisa Científica na Vida Estudantil. Ao mesmo tempo será apresentada uma mostra de vídeo sobre Investigação Cientifica.

Na sexta-feira (dia19), das 13h30 às 21h, também na unidade escolar, a programação continua com a mostra científica A Química para um mundo melhor e com a exposição de painéis sobre a osmose na fabricação de picles, secador econômico para desidratação de tomates reaproveitando materiais recicláveis. A exposição contemplará, ainda, questões como o cultivo de hortaliças em mini-hortas feitas de folhas de jornal, o uso de material orgânico para obtenção de biogás, entre outros temas.

Segundo Nelma Porto, diretora da Unidade Escolar, o evento antecipa as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada todos os anos no mês de outubro. “Buscamos incentivar os/as estudantes para se interessarem pela ciência e, também, para auxiliar os educadores a obterem conhecimentos necessários para orientá-los sobre a importância da prática e produção científica”, afirmou.


A professora Rosângela da Guarda, articuladora pedagógica, explica que as pesquisas procuram instruir os agricultores familiares, incentivando-os a fazer o uso correto de defensivos, inseticidas naturais, entre outros experimentos. “Por meio dos resultados obtidos nas pesquisas, os/as estudantes estarão colocando em prática seus conhecimentos em benefício da comunidade rural do nosso município, dando orientações adequadas sobre o uso dos defensivos agrícolas naturais”, afirmou.

O painel A produção de geléias e frutas tropicais utilizando albedo do maracujá amarelo, idealizado pelos estudantes do 3º ano, será também exposto na I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais que será realizada de 29 a 31 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário