segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mesas de interesse abordam a Educação Profissional e o desenvolvimento

Especialistas em várias áreas do desenvolvimento sociais, industrial, econômico e de movimentos sociais, participam do II Encontro de Educação Profissional da Bahia, realizado paralelamente à I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, no 4º piso do Centro de Convenções, em Salvador.  Em mesas simultâneas, falam para professores, estudantes e gestores da rede estadual.

Na mesa sobre Dimensão Socioeconômica da Educação Profissional, um dos palestrantes foi Albert Hartman, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, SICM.  Para Albert Hartman, o estado da Bahia tem uma política de interiorização do desenvolvimento econômico que necessita de pessoas qualificadas e que possam se inserir no mundo do trabalho conforme as demandas vão surgindo, o que às vezes tem um grau de conteúdo tecnológico que as pessoas não tinham tanto contato ou vivência.

“Daí a grande necessidade de promover essa qualificação, respeitando as características regionais, culturais, além de proporcionar, incluir, aspectos associados à valorização como indivíduo dentro do contexto social e aspectos relacionados ao associativismo e organização do trabalho”. Para Hartman, o desafio é atender as demandas de formação dentro dos preceitos de cidadania com as questões técnicas associadas ao trabalho.

Outro participante desta mesa de interesse foi Martiniano José dos Santos Costa, presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT/BA). Para ele, o desenvolvimento ocorre em três dimensões, quando há produção da riqueza, distribuição de renda e política social. “Para superar a desigualdade, o desenvolvimento tem que atender a todos, principalmente trazendo os de baixo para cima, os mais pobres para uma melhor condição de vida. Ai se tem a educação como fator elementar para isso. A Educação Profissional se coloca como um processo de capacitação formadora onde o estudante e futuro profissional têm ciência da função social da sua profissão como elemento fundamental de transformação da sociedade”.

Mais quatro mesas de interesse foram realizadas hoje sobre: A Dimensão socioambiental da Educação Profissional, A Dimensão Econômica e Ambiental da Educação Profissional, Diversidade e Educação Profissional: Gênero, raça e etnia e Orientação e Certificação Profissional: Políticas Públicas em Construção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário