segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Professor da Educação Profissional é premiado pela Microsoft

O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho (CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho), em Salvador, mais uma vez foi destaque em uma competição nacional. O professor Alex Vieira dos Santos, que trabalha no CEEP desde 2000, venceu o prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Intitulado Explorando o Universo através das Tecnologias de Informação e Comunicação, o projeto tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica no Centro, por meio da contextualização da astronomia e astronáutica. O trabalho foi apresentado para a banca avaliadora da Microsoft Educação, no dia 2 de agosto, em São Paulo e concorreu com produções de outros estados como Rio de Janeiro e Pernambuco.

Para o professor Alex é uma emoção muito grande ter sido premiado, já que há dois anos foi finalista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. “Esta premiação reflete o sucesso da atividade que promovemos e também é uma luz que indica que devemos continuar produzindo conhecimentos e tendo novas idéias para levar, pelo mundo afora, o trabalho que realizamos no Centro. Agora, o meu objetivo é defender o título mundial que será realizado em novembro, em Washington, nos Estados Unidos”.

O projeto visa fortalecer ações no campo da pesquisa na educação técnica de nível médio, embora possa ser aplicada também no ensino médio propedêutico. Situado no contexto da disciplina Física, com ações interdisciplinares, a proposta inova o modelo de aprendizagem, pois os estudantes aprendem a trabalhar de forma colaborativa ao incentivar a pesquisa científica na unidade. “Buscamos propiciar a criação de referências importantes e experiências que favorecem a transformação da escola em um espaço de aprendizagem contínua – para educadores, educandos e comunidade de seu entorno, como também a valorização de suas lideranças e o reconhecimento da importância de seu papel para a criação de uma cultura de uso de tecnologias nos ambientes educacionais”, explicou.

Esta é mais uma ação pedagógica que integra educação básica à educação profissional. Ao trabalhar a formação científica, base para a compreensão da tecnologia, que seria o estudo da astronomia, ciência, astronáutica e tecnologia, se coloca em prática a construção do conhecimento e tecnologia social, como principio pedagógico, em benefício da sociedade.

Para realizar o projeto, os/as estudantes participaram de diversas atividades, teóricas e práticas, para debate como grupos de discussão no Windows Live, utilizando software Word Wide Telescope e o Microsoft Office. Ao final, produziram uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.

O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores está em sua sexta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas.

OUTROS PRÊMIOS - Nesta linha, o CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho já ganhou outros prêmios e participou de competições importantes. Venceu a 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente na categoria “Elaboração de Textos”, com o jornal “A Voz de Gaia”, feito por estudantes e orientado pelo professor Alex, para chamar a atenção dos soteropolitanos sobre a degradação do Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano. A olimpíada foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das maiores instituições científicas do Brasil, com renome internacional, em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário