sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rede Estadual realiza II Encontro e I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia

A Secretaria de Educação do Estado realiza de 29 a 31 próximos, no Centro de Convenções, em Salvador, o II Encontro de Educação Profissional da Bahia e a I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia.


O II Encontro de Educação Profissional da Bahia apresentará um panorama da política pública de Educação Profissional, abordará temas estratégicos da Educação Profissional, dará visibilidade às ações e prática educativa da educação profissional da rede estadual e discutirá o aprimoramento e expansão destas ações. Este evento também será preparatório para o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que acontecerá em 28 de maio a 1º de junho de 2012 em Florianópolis. Reunirá cerca de 800 pessoas, sendo gestores, professores, estudantes, representantes da sociedade civil (empresários, trabalhadores, movimentos sociais); do Governos Federal, gestores públicos dos Estados brasileiros, IFBA, IFBaiano e demais atores sociais.





Aberta ao público, a I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia acontecerá simultaneamente ao II Encontro e divulgará as ações de intervenção social que estão acontecendo em toda a Bahia, com estudantes e professores prestando serviços à comunidade. Estarão expostos trabalhos selecionados dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades de ensino médio que ofertam cursos técnicos ou cursos do Programa Trilha. Será um espaço de divulgação e popularização das tecnologias sociais produzidas por professores e estudantes, e momento de troca de experiências e aprendizados com solidariedade, alegria e ludicidade.

O superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, disse que o II Encontro e a I Feira objetivam reafirmar a escola pública como escola de qualidade, capaz de formar pessoas humanas, cidadãos trabalhadores e sujeitos de direito, que contribuam com o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da Bahia. “Além disso, acreditamos que eventos como estes contribuem para o desenvolvimento educacional, científico-tecnológico, sócio-econômico, cultural e ambiental dos nossos Centros e unidades e dos Territórios de Identidade onde estão inseridos, favorecendo ainda mais a parceria entre sociedade, instituições e empresas da região e fortalecendo a Educação Profissional da Bahia”.

A Educação Profissional na Bahia

O governo da Bahia assumiu a Educação Profissional como uma política pública prioritária de Estado e vem investindo, cada vez mais, na formação de jovens e trabalhadores (as) com a implementação do Plano de Educação Profissional da Bahia. Em 2006, o Estado contava com apenas 4.016 alunos matriculados em cursos de Educação Profissional em 34 unidades escolares distribuídas por 23 municípios.

Desde 2008, ano de implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, a oferta avançou de 4 mil para 48.818 mil vagas, de 23 para 105 municípios, distribuídos em todos os 26 territórios de identidade. 46 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional foram criados e hoje são 140 Unidades Escolares que ofertam Educação Profissional. Considerando o Programa Trilha, chegamos a 125 municípios. No total são 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos, nas diversas formas de articulação: A meta é chegar ao final de 2014 com 84.000 estudantes matriculados.

Confira a programação:

II Encontro de Educação Profissional da Bahia
I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia
Apresentação Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário