quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Consed instala Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

O Conselho Nacional de Educação (Consed) conta, a partir de agora, com uma nova instância de discussões e assessoria técnica no que se refere à Educação Profissional e Tecnológica: o Fórum de Gestores Estaduais de EPT, composto pelos responsáveis pela educação profissional e tecnólogica das secretarias estaduais de Educação.


Professor Almerico Lima foi eleito secretário-executivo do Fórum
“O grupo irá discutir e propor iniciativas ao Consed relativas ao desenvolvimento da EPT em âmbito nacional e promover atividades de integração entre os estados”, esclarece o coordenador nacional do fórum e diretor presidente do Instituto Dom Moacyr, do Acre, Irailton Lima Sousa.

Já o secretário-executivo do fórum e superintendente de Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima, completa que o grupo “também irá subsidiar o Consed na interlocução com o Ministério da Educação e nas discussões no Congresso Nacional que envolvam a EPT”.

Uma das prioridades da nova instância é acompanhar as ações de operacionalização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo projeto foi aprovado na Câmara Federal em 31 de agosto e seguiu para o Senado. O grupo entende que, para alcançar os objetivos propostos, o Pronatec requer sinergia entre as demandas do desenvolvimento social e econômico das unidades da federação e as ofertas dos cursos técnicos de nível médio e de formação inicial de continuada.
Reunião do Consed
Os representantes do fórum irão participar, junto com os secretários estaduais de Educação, do Encontro Nacional do Pronatec, organizado pelo MEC. O evento também contará com a presença de representantes do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e dos institutos federais de Educação Profissional e Tecnológica.

Outra ação imediata do fórum será mapear a Educação Profissional e Tecnológica nos estados, com informações sobre a atual situação das redes públicas estaduais, cursos ofertados, quantidade de estudantes e as novas unidades do Brasil Profissionalizado (programa criado pelo MEC em 2007, para possibilitar a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional).
O grupo pretende ainda articular a participação dos estados em que a EPT está sob a gestão exclusiva ou compartilhada com a área de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Ascom/Consed

Nenhum comentário:

Postar um comentário