terça-feira, 27 de setembro de 2011

Educação Profissional contribui para impulsionar desenvolvimento da Bahia

A qualificação e formação de jovens e trabalhadores é fundamental para a atração de investimentos e para o desenvolvimento da Bahia. A afirmação foi feita hoje (dia 27) pelo diretor de relações internacionais da Superintendência de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM), Ricardo Vieira. Ele participou da abertura da 4ª edição dos Encontros Pedagógicos de Atualização Curricular da Educação Profissional, na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, com foco nos Eixos Tecnológicos Controle e Processos Industriais e Produção Industrial. 


Ricardo Vieira ministrou palestra sobre a Expansão do setor industrial e mineração: desafios e capacitação. Ele traçou um panorama dos investimentos no Estado no âmbito da SICM. Destacou setores estratégicos e em expansão como agroindústria, atacadista, automobilístico, couros e calçados, comércio e serviços, construção civil, mineração, indústria naval e portuária, petróleo e petroquímica, papel e celulose, além de indústrias que vão dar suporte ao parque tecnológico. Lembrou ainda projetos estruturantes como a Ferrovia Oeste Leste, o Complexo Porto Sul e investimentos para potencializar o Pólo Petroquímico de Camaçari como um grande pólo industrial.

Paralelamente aos investimentos, Vieira enfatizou que a Educação Profissional é estratégica e necessária. “Uma das questões mais importantes para o empresariado é a formação e qualificação. A capacitação e a educação profissional são fundamentais para que esse desenvolvimento aconteça. Além de estradas, portos, ferrovias, precisamos de pessoas qualificadas e adequadas para esse novo perfil de desenvolvimento. A educação já é agente transformador, já pode desenvolver todo um território”,
 acredita.

Parceria - A SICM, que participou do II Encontro de Educação Profissional da Bahia, tem contribuído no processo de articulação entre demanda e oferta de Educação Profissional. A Superintendência de Indústria e Mineração e a Superintendente de Comércio e Serviços elaboram um sistema de informações que antecipadamente aciona a Secretaria da Educação e a Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte para a implantação dos cursos necessários à formação de mão de obra que atendam aos novos empreendimentos. “A SICM e a Secretaria da Educação estão em parceria para que um saiba o planejamento do outro e tente complementar essas questões. A interação ocorre entre diferentes secretarias e é importante para se ter no Estado um desenvolvimento harmônico”, acrescentou. 
Ricardo Vieira ressalta que quando se fala em indústria, isso também implicar em falar de diferentes áreas e setores, como manutenção, serviços, logística, transporte, fornecedores, que demandam mão de obra qualificada para atendimento a diferentes demandas que surgem no entorno. 

O encontro prosseguem até amanhã (dia 28). Professores, gestores e coordenadores dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e unidades escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio, abordarão outras temáticas como o Ensino Aprendizagem nas modalidades da Educação Profissional. Também participam de grupos de trabalho quando discutirão as matrizes curriculares e devem elaborar propostas. 



Curso do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais 

Técnico em Análises Químicas, 

Técnico em Eletroeletrônica, 

Técnico em Eletromecânica, 

Técnico em Eletrônica, 

Técnico em Eletrotécnica, 

Técnico em Manutenção Automotiva, 

Técnico em Mecânica, 

Técnico em Mecatrônica, 

Técnico em Petroquímica, 

Técnico em Química, 

Técnico em Refrigeração e Climatização, 

Técnico em Sistemas a Gás. 

Cursos do Eixo Tecnológico Produção Industrial 

Técnico em Açúcar e Álcool, 

Técnico em Biocombustíveis, 

Técnico em Calçados, Técnico em Petróleo e Gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário