quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estudantes discutem turismo e responsabilidade social na Educação Profissional

Mais de 300 estudantes dos cursos Técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Lazer, de Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional nos municípios de Porto Seguro, Camaçari, Eunapólis, Ilhéus, Maraú, Seabra e Una participaram, nesta semana, em Arraial D’Ajuda, do II Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer.


A atividade, organizada pelo Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, abordou o “Turismo e a Responsabilidade Social no Contexto da Educação Profissional”. O objetivo foi proporcionar aos estudantes a troca de experiências e oportunidade de mergulhar, ainda mais, no universo das futuras profissões. 

Durante o encontro, foram realizadas várias atividades como dinâmicas de grupo, aulas de campo em pontos turísticos de Porto Seguro, oficinas e palestras. A técnica da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), Cláudia Góes, falou sobre a Educação Profissional e Tecnologia Social. Abordou, ainda, a história do turismo, a importância dos técnicos deste eixo tecnológico no sentido de contribuir com a conservação do patrimônio do local e com intervenções social e ambiental. Ela também ressaltou princípios da educação profissional e do turismo no mundo do trabalho. 


Estudante do curso Técnico em Guia de Turismo, do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul (CETEP Litoral Sul), em Maraú, Edmilson Gonçalves, 20, ficou entusiasmado com a experiência. “Aprendi muito nestes três dias. Pude conhecer um pouco mais sobre a realidade da área em turismo de outros municípios do Estado por meio dos relatos dos meus colegas e professores. Estou me sentindo aprimorado e cheio de novidades para contar no Centro”.




Para Christiane Lemos, articuladora de estágio do curso Técnico em Lazer, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, o II Encontro “foi uma oportunidade de fortalecer a formação dos estudantes e de torná-los, ainda mais, conscientes e críticos das necessidades, no âmbito do turismo, da região em que vivem”, disse. 

Também participaram do encontro, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Projeto Coral Vivo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Escola Brasil de Porto Seguro, e empresas locais como a da Upi aia Empresa de Recreação e Eventos, Clube Mar Paraíso, La Torre Risort e Santropez Hotel, quando ministraram palestras sobre temas a exemplo de “Responsabilidade social e meio ambiente nas localidades turísticas” e “A preservação dos monumentos históricos”. Também foram convidados, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Secretarias Municipais de Educação e do Turismo.

Por decisão dos estudantes, o próximo encontro, em 2012, será realizado em Seabra, na Chapada Diamantina.

10 comentários:

  1. Participar deste encontro serviu para nos estudantes do curso Técnico em Lazer,como uma grande oportunidade de aprender mais, tanto sobre o nosso como os demais que aqui se fizeram presente. As dinâmicas além de servir como exemplo para trabalho fizeram com que o encontro não se tornasse tão cansativo.

    Indira Nunes, estudante do curso técnico em lazer de Arraial D'ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem meu nome e Jhoseef roobert sou aluno do colégio ACM de porto seguro mais conhecido aqui por josé roberto ê a pedido Da professora cristianine estou postando meu comentário aqui ..falando pra vocês que gostei muito do evento que foi bem dirigido pela organização e trouxe mais conhecimento a respeito do curso técnico para mim e para meus colegas com certeza.

    Desde já agradeço vocês por ter organizado um evento tão bom em minha região.

    Postado por : JOSÉ ROBERTO .ALUNO DO COLÉGIO ACM

    ResponderExcluir
  3. Eu Jessica Silva estudante do curso tecnico, gostei muito dos trẽs dias do encontro do eixo tecnologico da Bahia para mim que participei do encontro foi muito legal a presença dos nossos colegas . tambem a presença dos recreadores batata e pudim .não vejo a hora de chegar o proximo encontro!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  4. Uma experiência incrível...Esses três dias serviu para que eu tivesse a consciência do Turismo na minha região e para aprimorar os meus conhecimentos sobre o turismo.

    ResponderExcluir
  5. EU Manuela Costa dos Santos do 1 ano do curso tecnico em lazer
    gostei muito do Segundo encontro. foi muito importante esse conhecimento para mi aprendi muitas coisas legais achei as atividades muito importantes para o nosso conhecimento
    a organização do segundo ano esta de parabéns e quero aguadece as profs: Chris e Michelle pro proporcionar isso para nós by:Manu

    ResponderExcluir
  6. O O segundo encontro do eixo tecnologico hospitalidade e lazer achei muito enteressante ,nao so por ter conhecido pessoas novas , mas sim por ser um encomtro de aprendizado com pessoas com mais experiencia da area que queremos como profissao,devemos da os parabens ao segundo ano,pois sabemos que o trabalho foi muito, mas o resultado foi maravilhoso,as professoras Michele e Critiane tanbem merecem nosso parabens pois ,olhar 300 alunos nao e facil,,saiba que voçes sao de mais e estaremos junto novamente em breve, estaremos esperando o proximo emcomtro em Seabra Na Chapada Diamantina ate la. Fabiana e Dalila.

    ResponderExcluir
  7. 2º encontro do eixo tecnológico hospitalidade e lazer

    O 2º encontro do eixo tecnológico hospitalidade e lazer foi mais uma porta aberta para o conhecimento,para todos nos do curso técnico em lazer pois com todas as atividades que foram passadas para todos nos colaborou para que aprendermos sobre nossa função

    que estamos desenvolvendo.

    As atividades espostas para nos foi muito legal pois, aprendemos que fazer parte do curso e muito mais do que só brincadeiras e muita alegria. E muito mais que isso tem que saber lidar com as pessoas pois nem todos sabem. Por isso este tipo de encontro desenvolve nossas habilidades sobre se envolver com outras pessoas. O encontro procura passar sua ideia através de uma outra linguagem , pois quando entramos no meio da palestra ela nos envolve de uma forma que nos deixa centralizados no assunto que eles querem passar.

    Componentes:Anderson, Daniele .

    ResponderExcluir
  8. II encontro de estudantes do eixo
    técnologico hospitalidade e lazer

    Nós alunas do curso técnico em lazer do colégio A.C.M em Arraial d'ajuda achamos o evento excelente pois abordou assuntos importantes como:turismo e responsabilidade social no contexto da educação profissional.Além de promover a comunicação e o diálogo entre os alunos e professores também ajudou a levantar o animo da galera com dinâmicas em grupo,passeios em pontos turisticos como:cidade histórica,epopéia do descobrimento e etc...
    Esse evento de certa forma promoveu também novas amizades e conhecimentos [e foi uma das coisa que os alunos mais gostaram]

    Os alunos do curso técnico em lazer dizem:
    não vemos a hora de estar no III encontro que será realizado em Seabra,na Chapada Diamantina

    comentario feito pelas alunas:lais carvalho e Aurenice lima
    do C.E.A.C.M em Arraial d'ajuda

    ResponderExcluir
  9. O segundo emcontro
    O segundo encontro do eixo tecneologico
    foi muito interesante por que eu tive oportunidade de conheçer outras pessoas que que fazem o corso tecnico,Mais tambem nem só foi interesante por conheçer pessoas novas do curso tecnico mais sim por dividir e conheçer abilidades de outras pessoas que fazem o curso tecnico.
    E um pouco cancativo mais valeu apena.
    Eu estou muito comtemte por que sei que vai haver outros emcontros ainda melhores , mais sei que depende dajente que fazemos o curso tecnico, por que se a cada encontro nos colaborarmos, senpre vai ser legal nem so encomtro mais sim o nosso futuro como profissionalizantes do curso tecnico.
    Eu tive oportunidades de comheçer varias pessoas, e estive comverssando sobre o que eles acharam do curso tecnico que eles faziam , mim diseram que não viam a hora de chegar o terçeiro encontro. pois valeu apena ...

    ResponderExcluir
  10. O 2° Encontro do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer foi uma oportunidade incomparável de adquirirmos conhecimentos,conhecermos novas pessoas da mesma e de áreas diferentes da nossa,de desfrutarmos um pouco mais de nossa região. Foram três dias de muita diversão,alto-astral e conhecimento. Esse foi o 2° de muitos encontros para que juntos possamos adquirir conhecimentos,inovarmos,e maiormente transformarmos pequenos sonhos em grandes realidades!
    Aluna: Brenda Jallily
    Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
    1°D Curso Técnico em Lazer

    ResponderExcluir