quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estudantes e professores comemoram participação no II Encontro de Educação Profissional da Bahia e I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia

Os estudantes, professores e gestores que participaram de 29 a 31 de agosto, do II Encontro de Educação Profissional da Bahia e da I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador, comemoram os resultados da experiência.


Os eventos reuniram estudantes e professores da capital e interior. Com a Feira, que esteve aberta ao público, foi possível verificar as tecnologias sociais que estão sendo desenvolvidas nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional na rede estadual de ensino, durantes as aulas teóricas e práticas. São ações que fazem parte da matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que assume o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.



Veja alguns depoimentos:


“Estou super feliz em ver os experimentos realizados pelos meus colegas. A Educação Profissional da Bahia realiza sim tecnologia social. É muito bom ver tudo isso”
Damaris Dias, 16, estudante do curso Técnico em Edificações, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, em Vitória da Conquista.

“Estes três dias foram bastante proveitosos. É muito bom ver as experiências que estão sendo realizadas pelos meus colegas e saber o que está acontecendo nos Centros e unidades escolares do nosso Estado”
Caíque da Silva, 18, estudante do curso Técnico em Agricultura, do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba.

“Não estava conseguindo nem dormir de tanta ansiedade. Nunca vou me esquecer a interação que encontrei aqui. Todo o nosso trabalho foi reconhecido pelos nossos colegas e visitantes. Valeu a pena estar aqui”
Ana Moreira, 40, estudante do curso Técnico em Agroindústria do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara.

Ana Moreira


“Tudo que aprendi aqui, sem dúvida alguma, contribuirá para meu crescimento como cidadã e como profissional”
Rafaela França, 19, estudante do curso Técnico em Comércio, do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Alagoinhas/Litoral Norte, em Alagoinhas.

“A gente transmite cultura e vê cultura, todo mundo que está aqui adquire conhecimento a toda instante”.
Iramaia Almeida, 15, estudante do curso Técnico em Eletrotécnica, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho.

Iramaia Almeida

“Trocamos experiências e conhecemos a cultura dos Territórios de Identidade por meio das ações de intervenção social e tecnologia social que são realizadas nos Centros e unidades escolares”.
Gilson Elias Dourado, 20, curso Técnico em Enfermagem, do Centro Territorial da Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória.

Gilson Elias Dourado

"Estou ancioso pela próxima edição"
José Cruz,19, estudante do curso Técnico em Guia de Turismo, do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul, em Maraú.

“Este evento não só busca a divulgação dos Centros, mas propõem o intercâmbio entre os estudantes, diante da exposição de experiências da realidade local. Além do mais, o trabalho prático idealiza a formação dos nossos estudantes”
Luciano Costa, vice-diretor do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, em Arataca.

“Estou encantado com o trabalho que vem sendo realizado pelos estudantes da Educação Profissional da Bahia. A rede de Educação Profissional chegou para fazer a diferença na educação estadual. É disso que os nossos jovens da Bahia precisam, de formação e qualificação profissional”
Jancarlo Lapa, visitante e professor de física do IFBA.

“Está Feira sem dúvidas nenhuma foi uma forma de integrar as experiências das escolas federais e estaduais. São redes diferentes, mas que tem o mesmo objetivo, o desenvolvimento social dos estudantes”.
Alberto Oliveira, pró-reitor de extensão do IFbaiano.

“O governo do Estado da Bahia está de parabéns. As apresentações dos estudantes nesta Feira revelam o quanto estamos preocupados com o resgate da Educação Profissional para o benefício do desenvolvimento do nosso Estado”
Edson Ribeiro, chefe de gabinete do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia.

“Nesta Feira encontramos uma grande diversidade de conhecimentos. Tudo isto proporciona aos estudantes o enriquecimento da criatividade, o que é fundamental para o crescimento do jovem como cidadão crítico diante da sua realidade”
Rui Braga, diretor do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Salvador.
Rui Braga
“Os cursos são semelhantes, mas as experiências são diferenciadas. Isto é extremamente importante para nossa formação e para a formação dos nossos estudantes”
Alan Alcântara, diretor do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim, em
Macaúbas.

Alan Alcântara
“Cheguei aqui com dúvidas sobre elaboração de plano de curso, entre outras dúvidas, mas consegui saná-las. Valeu à pena chegar até aqui. Muito bom o trabalho realizado. Estão de parabéns”
Mariluce Cardoso, diretora do Colégio Estadual Antônio Conselheiro, em Uauá.

“Além de conhecer os experimentos realizados pelos estudantes nos diversos estandes, podemos conhecer as intervenções sociais que estão sendo realizadas nos Centros e unidades escolares em todo Estado”
Catiane Sacramento, diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina, em Capim Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário