segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Professores participam do 4º Encontro Pedagógico de Atualização Curricular da Educação Profissional

A série de Encontros Pedagógicos de Atualização Curricular da Educação Profissional chega a 4ª edição. Amanhã (dia 27) e quinta-feira (dia 28), professores, gestores e coordenadores dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e unidades escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio, estarão reunidos na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), para rever e propor atualização das matrizes dos cursos dos Eixos Tecnológicos Controle e Processos Industriais e Produção Industrial. 


O encontro será aberto às 8h com uma palestra sobre “Ensino aprendizagem nas diferentes modalidades da Educação Profissional”. Em seguida será ministrada palestra sobre a “A expansão do setor industrial e mineração, seus desafios para capacitação”, com a participação de representante da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia. No período da tarde, grupos de trabalho discutem as matrizes e devem elaborar propostas. Na quarta-feira, a programação contemplará grupos de trabalho e encaminhamentos. 

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz, avalia que a troca de ideias tem resultado em um rico processo de aprendizado para os participantes. “Tem sido muito gratificante para nosso trabalho conhecer os professores e perceber o quanto eles fazem uma discussão apaixonada sobre o seu fazer. As discussões são vibrantes e eles são muito interessados pela Educação Profissional. Os debates têm sido calorosos e enriquecedores o que mostra o perfil dos nossos profissionais, competentes e comprometidos com o que fazem”, afirmou. 

A série de Encontros Pedagógicos sobre Educação Profissional foi iniciada em julho deste ano e já contemplou o debate sobre a matriz curricular dos Eixos Tecnológicos Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design. A perspectiva é a de que até o final deste ano, os encontros contemplem todos os cursos dos Eixos Tecnológicos da Educação Profissional da Bahia. Além da atualização dos currículos e elaboração de propostas, espera-se que a série de Encontros resulte na formatação de um glossário para reunir expressões das diversas áreas técnicas. 

Curso do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais 

Técnico em Análises Químicas, 

Técnico em Eletroeletrônica, 

Técnico em Eletromecânica, 

Técnico em Eletrônica, 

Técnico em Eletrotécnica, 

Técnico em Manutenção Automotiva, 

Técnico em Mecânica, 

Técnico em Mecatrônica, 

Técnico em Petroquímica, 

Técnico em Química, 

Técnico em Refrigeração e Climatização, 

Técnico em Sistemas a Gás. 

Cursos do Eixo Tecnológico Produção Industrial 

Técnico em Açúcar e Álcool, 

Técnico em Biocombustíveis, 

Técnico em Calçados, Técnico em Petróleo e Gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário